O que é o agronegócio familiar?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Esse agro é produtivo, embora a geração de alimentos não seja importante para a balança comercial brasileira, é ela que produz os alimentos que consumimos diariamente”, destaca.

A agricultura familiar responde por pelo menos metade da produção de inúmeros gêneros agrícolas no Brasil. Dentre eles podemos destacar: café, banana, mandioca, feijão, abacaxi e leite. É significativa também a produção de arroz e milho, além da criação de animais, principalmente aves e suínos.

A agricultura familiar é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno brasileiro, com uma grande diversidade de gêneros alimentícios. São características desse modelo a pequena propriedade de terra, a utilização de mão de obra familiar e a produção destinada ao mercado interno.

Para começo de conversa, a agricultura familiar é um segmento do agronegócio, não um setor concorrente. A única diferença é que um deles utiliza mão de obra familiar, mas também tem a agricultura ou pecuária como atividade que visa lucro.

Tal como o agronegócio, a agricultura familiar no Brasil é de extrema importância, uma vez que esse modelo de produção é o principal responsável pelos alimentos que chegam às nossas mesas todos os dias.

A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome, pois é realizada por grupos de famílias (pequenos agricultores e alguns empregados). A colheita dos produtos serve de alimentos para eles e ainda, para o consumo de parte da população.

Uma das características da agricultura familiar é a produção a partir de pequenos agricultores. Com maior diversidade produtiva, onde normalmente a família tem o papel de proprietária, gestora e ainda é responsável por toda a logística de produção e comercialização.

As vantagens da agricultura familiar
Os principais fatores que levam a isso são: diversificação do cultivo; uso consciente do solo e dos demais recursos naturais; preservação do patrimônio genético das culturas.

Um deles é a falta de acesso a tecnologias e insumos modernos, o que pode limitar a produtividade e a competitividade dos pequenos agricultores. Outro desafio enfrentado pela agricultura familiar é a falta de acesso a crédito e a políticas públicas de apoio, como assistência técnica, capacitação e acesso a mercados.

6 vantagens da agricultura familiar

  • Fomenta políticas públicas. Embora sejam pequenos agricultores, eles contribuem significativamente com o desenvolvimento econômico do país. ...
  • Gera empregos e renda. ...
  • Preserva a tradição cultural. ...
  • Segue práticas sustentáveis. ...
  • Garante alimentos diversificados. ...
  • Produz alimentos de qualidade.

O Agronegócio é o aglomerado de várias atividades que envolvem direta ou indiretamente toda a produção agrícola e pecuária, o que inclui, desde a produção de grãos e animais, passando pela produção de adubos, fertilizantes e têxteis, e chegando até frigoríficos e a produção de biocombustíveis.