Qual é a origem da rapadura?

Perguntado por: icardoso2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

A rapadura tem origem no continente europeu e surgiu no século XVI. Foi uma solução criada para substituir o açúcar nas longas viagens, já que o adoçante granulado era mais perecível, pois umedecia e melava facilmente.

Embora seja muito popular no Brasil, a rapadura não foi criado aqui. O doce, na verdade, surgiu nas Ilhas Canárias, em um arquipélago espanhol, por volta do século XVl. Começou a ser exportada para o continente americano somente no século XVll e chegou ao Brasil em 1532.

O nome rapadura, uma variação de "raspadura" (originada do verbo raspar), originou-se da raspagem das camadas espessas de açúcar presas às paredes dos tachos utilizados para a fabricação do mesmo.

Acredita-se que a rapadura surgiu nas Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, lá pelo século XVI. Foi apenas no ano de 1532 que ela chegou ao Brasil, em pleno século XVII, ainda sem a intenção de ser produzida para fins comerciais. Na verdade, a rapadura era um produto usado para alimentar os escravizados.

A rapadura é fabricada a partir da fervura do caldo de cana, e em seguida, é moldada e seca. Sua fabricação iniciou-se no século XVI nas Ilhas Canárias, território espanhol. No mesmo século, teve início a produção no Brasil, nos primeiros engenhos de cana-de-açúcar, servindo de alimento para os escravos.

Assim, a rapadura pode melhorar o condicionamento físico e saúde em geral, pois é um adoçante natural, mais saudável que o açúcar refinado que é carregado de substâncias não muito benéficas ao organismo.

Os benefícios do consumo moderado de rapadura para a saúde são:

  • Aumentar a energia durante o treino, por ser rica em carboidratos de fácil absorção;
  • Melhorar o funcionamento do sistema nervoso, devido à presença de cálcio, magnésio, potássio e ferro;
  • Prevenir as cãibras, por conter cálcio, potássio e fósforo.

de Pindoretama

Com o novo recorde, o município de Pindoretama volta a ser reconhecido como recordista nacional e até mesmo mundial, ostentando a maior rapadura já feita.

Ele diz fazer a melhor rapadura do Brasil! Esse é o íconico Manoel Pezinho, morador da zona. rural de Iraquara, na Chapada Diamantina, Bahia.

Magnésio; Potássio. Dessa forma, a rapadura é considerada o tipo de açúcar derivado da cana mais saudável para o homem e para o meio ambiente, uma vez que o processo de refinamento não envolve o gasto de água.

Outro detalhe que ela deixa bastante nítido é o fato de as pessoas geralmente não saberem qual é a diferença entre a rapadura branca e a preta. "Muita gente considera a preta a 'oficial' e a branca com mais açúcar. Mas a verdade é que a primeira fica com essa cor porque não retiramos a borra do caldo da cana.

3 de julho

A Festa da Rapadura realizada no quilombo do Prata, pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais em São Félix do Tocantins, entre os dias 1 e 3 de julho, conta com o apoio do Sebrae e da Energisa por meio do projeto Energia Para Crescer.

Feita a partir da cana-de-açúcar, a rapadura é consumida em mais de 30 países do mundo. A Índia é o maior produtor e o Brasil ocupa da 7º posição mundial na produção dos tabletes adocicados.