Qual é a origem da palavra mãe?

Perguntado por: grebelo5 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 7 votos

A palavra “mãe” tem a mesma origem da palavra comadre, madrasta e madrinha e sua forma em latim “mater” também está associada a outras duas: “mamma” que significa “seio” e “mammare” que significa “mamar”.

A origem da palavra, aparentemente, é uma só. Em latim mãe é "mater", em grego é "meter", em alemão "mutter", em inglês "mother", em sânscrito "ma" ou "mata", e tudo deve ter começado por um dos sons fundamentais da espécie, que é o do bebê pedindo para mamar.

1. Mulher que tem ou teve filho ou filhos. 2. Mulher que cria e educa criança ou adolescente que não foi gerado por ela, mas com quem estabelece laços maternais e a quem pode estar ligada por vínculos jurídicos (ex.: a mãe dele era solteira quando o adoptou ).

Há 5000 anos, algures na Europa, uma criança dizia «*méh₂tēr»; o meu filho diz «mãe», assim, com as três letrinhas apenas… As palavras mudam no tempo e no espaço, mas neste gesto de chamar a nossa mãe há qualquer coisa que nos une a todos.

μητέρα, μάνα, μαμά são as principais traduções de "mãe" para grego. Exemplo de frase traduzida: Tom é mais alto que a mãe dele.

A "mãe", é mais que uma nutridora da natureza, ela é a guardiã, apontada pelos céus para seus filhos. Sua influência sobre a vida deles não tem limites. No livro de Timóteo, o Apóstolo Paulo afirma que, a mulher é salva pela "teknogonia".

Origem é também a naturalidade, a Pátria, a procedência, o lugar onde as pessoa nascem, pode ser a cidade, o estado ou a região. Origem faz referência também à ascendência, aos antepassados, as gerações que precederam a geração atual.

Pai é uma palavra com origem no latim pater, e representa a figura paternal de uma família, ou o genitor de uma pessoa. O conceito de pai é bastante amplo, e não se restringe a uma pessoa que é o pai biológico de alguém. Um pai adotivo ou um pai de criação, apesar de não ter gerado o seu filho, não deixa de ser pai.

Mãe é aquela pessoa que nos ama incondicionalmente, por toda a vida e até mesmo além dela. MÃE é uma palavra de apenas três letras, mas que possui um significado muito profundo: amor infinito, carinho, apoio incondicional, compreensão total e sabedoria. Não existe rainha maior do que a minha mãe.

Amor de Mãe é aquele amor cheio de carinho e aconchego, proteção e cuidado, presença e amizade, referência e inspiração. Amor de mãe é admiração por tudo que você é e faz, é o amor mais puro e incondicional que existe, é sentir carinho em cada atitude e em cada momento.

Mãe: a verdadeira super-heroína de qualquer lar é אמא em hebraico (pronuncia-se i-ma). Ainda que as mães judias sejam tema de estudo de psiquiatras, não há nada como ouvir a sua אמא perguntando se você está com frio, sugerindo que talvez você não esteja se alimentando bem ou oferecendo ainda mais comida.

EtimologiaEditar
Do galego-português mãy, de madre, do latim mater (“mãe”), do proto-itálico *mātēr, do proto-indo-europeu *méh₂tēr.

Madre - Significado - Bíblia Online Anotada. Termo usado para indicar o útero, o órgão feminino em que os nascituros são nutridos e crescem antes do nascimento. Jeová é o Criador da madre (Gên 2:22), e é Ele quem pode torná-la fecunda (Gên 29:31; 30:22; 49:25) ou estéril.

O significado do nome Maria – De origem hebraica, Maria significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Segundo o Dicionário de Nomes Próprios, “é um nome de origem incerta, e provavelmente tenha vindo do hebraico Myriam, que significa 'senhora soberana, vidente'.

EtimologiaEditar
Do latim Eva (la) que veio do grego antigo Εὔα (Év̱a) e este do hebraico חוה (he) (Ḥawwāh). Significa aquela que dá vida.

Eva foi, além da primeira mulher do mundo, também a primeira mãe.