O que não se pode fazer no sábado de Aleluia?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.7 / 5 6 votos

Veja o que NÃO pode fazer no SÁBADO, segundo a tradição cristã:

  • Comer carne;
  • Matar animais, mesmo que para alimentação;
  • Tirar leite;
  • Realizar trabalho braçal;
  • Tomar café da amanhã - pois o jejum só acaba ao meio dia;
  • Exagerar na bebida alcóolica- e o vinho é a única permitida;
  • Ouvir música alta ou dançar;

Como se trata de um dia voltado para a reflexão e orações, o indicado é evitar alimentos e bebidas mais saborosos, como forma de negar os prazeres da carne. Não há uma regra exata que afirme que no Sábado de Aleluia não se pode comer carne vermelha ou consumir apenas peixe.

Senhor, a Ti, que és o Criador de tudo o que sou e do que possuo, dedico a minha vida, clamando para que eu veja e faça sempre a Tua vontade, e que minhas obras honrem e glorifiquem o Teu Nome. Amém! (Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai).

Não existe uma determinação sobre comer carne vermelha ou apenas consumir peixe para o Sábado de Aleluia. Orienta-se que em todas as sextas-feiras seja feito a abstinência de carne ou outro alimento.

"O comportamento dos fiéis para o Sábado é de silêncio, não é prevista nenhuma celebração, nenhuma reunião, a não ser a vigília pascal à noite. Vivemos esse dia junto com Maria, a mãe que viu o filho morto e espera a ressurreição", explica.

No nada, estão inclusas afazeres básicos como: tomar banho, pentear os cabelos e cortar as unhas, além de limpar a casa e dos jejuns. No Sábado de Aleluia, conta ela, todos se reuniam na praça para malhar o Judas.

No período da Quaresma, que acaba no domingo de Páscoa, os religiosos não realizam os prazeres da carne, como comer carne vermelha e fazer sexo.

Período: da quarta-feira Santa (lava-pés) até o Pentecostes. Cores Litúrgicas: usa-se o preto na sexta-feira Santa, roxo-lilás no Sábado, amarelo (Cristo, o sol nascente) e branco no domingo da Ressurreição. Tema Básico: esperança na ressurreição de toda forma de vida criada por Deus.

As luzes da igreja devem permanecer apagadas. O diácono toma o Círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “Eis a luz de Cristo!”. Todos respondem: “Demos graças a Deus!”. Os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja.

Para muitas pessoas, o sábado de aleluia é um dia de jejum ou abstinência de carne. Essa prática é comum entre os católicos e pode ser uma maneira de se concentrar na espiritualidade durante a Semana Santa. Algumas pessoas escolhem jejuar completamente, enquanto outras optam por uma dieta de pão, água e vegetais.

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE FAZER NO SÁBADO DE ALELUIA
Segundo a orientação da Igreja Católica, os fiéis devem evitar consumir comidas e bebidas prazerosas como chocolates, doces e bebidas alcoólicas. De acordo com a tradição, o sábado de aleluia é dia de reflexão e penitência pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

PODE COMER CARNE NO SÁBADO DE ALELUIA? Não existe nenhuma contraindicação por parte da Igreja Católica sobre o consumo de carne no Sábado de Aleluia.

Porém, é importante salientar que, para os cristãos mais conservadores, a embriaguez é tida como pecado. Além de se abster da carne vermelha, os católicos costumam não beber álcool neste dia. Então, se você é católico e quer saber se poder beber na sexta-feira santa, a resposta é: não.

No Candomblé, os sábados são consagrados às Àyaba's (Mães Rainhas) ou Òrìsà's femininos. É comum os Terreiros de Candomblé realizarem o Siré - xiré (festejos) aos sábados. O Siré é um grande encontro festivo entre os Òrìsà's (Divindades), Adósù's (iniciados) e Abíyán's (frequentadores) da casa de Candomblé.

27 Não cortareis o cabelo, aarredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificarás a ponta da tua barba. 28 Pelos mortos não fareis aincisões na vossa bcarne, nem fareis marca alguma sobre vós.