O que não comer na Páscoa?

Perguntado por: eperes . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.3 / 5 18 votos

Durante a Quaresma, período de reflexão e penitência que antecede a Páscoa, e também na Sexta-feira Santa, a Igreja Católica recomenda aos fiéis que evitem o consumo de carne vermelha.

No dia da Sexta-feira Santa, a Igreja Católica recomenda que seus fiéis se abstenham do consumo de carne vermelha. É uma tradição que a Igreja vem carregando por séculos em respeito à ressureição de Jesus Cristo, filho de Deus.

A dúvida do que não comer na Páscoa surge porque existem restrições religiosas na celebração. A tradição cristã estabelece que é necessário fazer jejum de carne vermelha e até frango na Sexta-Feira Santa. Há quem decida servir peixe ou até não comer nenhuma proteína animal até no dia seguinte, o Sábado de Aleluia.

Um dos principais costumes dos católicos na Sexta-feira Santa é não comer carne vermelha. Além da abstinência do alimento, muitas pessoas também seguem outras tradições na Semana Santa. A Páscoa é uma das principais datas do calendário religioso.

Frango é permitido? Dessa forma, o frango também não é permitido. Somente peixes e vegetais não entram nessa categoria e o consumo é permitido. "Para nós que somos católicos existem dois significados: o de não derramar sangue para imprimir sofrimento em um animal e o de permitir que os rebanhos se recuperem.

E afinal, quando se pode voltar a comer carne? A abstinência de carne vermelha é encerrada no domingo de Páscoa. No entanto, o veto a carne é recomendado em todas as sextas do ano, independente da Semana Santa.

A tradição de dar ovos no Domingo de Páscoa
Com o tempo, a Igreja Católica foi mudando as tradições e hoje só recomenda a abstinência de carne nas sextas-feiras da Semana Santa. No entanto, a tradição de dar ovos no domingo de Páscoa continuou e de fato continua em muitos países ao redor do mundo.

Com o feriado da Páscoa chegando também surge a tradição de comer Ovo de Páscoa e outros pratos com o doce, porém é necessário manter-se alerta para evitar o consumo exagerado de chocolate na Páscoa.

Porém, é importante salientar que, para os cristãos mais conservadores, a embriaguez é tida como pecado. Além de se abster da carne vermelha, os católicos costumam não beber álcool neste dia. Então, se você é católico e quer saber se poder beber na sexta-feira santa, a resposta é: não.

Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro. Entretanto, muitas pessoas não entendem o significado e a origem dessa tradição.

Não existem restrições religiosas relacionadas ao consumo de alimentos no Sábado de Aleluia. Portanto, não há regras que determinem que não se pode comer carne vermelha neste dia. De maneira geral, a Igreja Católica recomenda a abstinência de carne vermelha em todas as sexta-feiras do ano, segundo o ...

Enquete revela equilíbrio no consumo de carne vermelha na Semana Santa: 'A igreja não considera como um pecado grave', diz padre.

Não ingerir carne e álcool
Para a Igreja Católica, a Semana Santa é um período de reflexão no qual os católicos devem pensar em Cristo e se dedicar ao jejum. Esse jejum não se restringe apenas a comida, como carnes e doces, podendo ir muito além.