É pecado trabalhar na Quinta-feira Santa?

Perguntado por: rmatos7 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.6 / 5 19 votos

Portanto, quem trabalha tem direito a receber o pagamento desse dia em dobro. Pragmácio Filho salienta que é proibido o trabalho em dias de feriados, segundo o artigo 70 da CLT – somente atividades autorizadas por lei podem funcionar nessas datas.

Sua data não é fixa porque a Páscoa é uma data variável, que acontece ao fim da Quaresma (um período que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, após o Carnaval). Já a Quinta-feira Santa é um dia normal de trabalho, como qualquer outro, e quem faltar sem acordo com o empregador pode ter o dia descontado.

Hoje em dia, a prática da privação de carne durante a Sexta-Feira Santa segue vigente. O Código de Direito Canônico afirma que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de uma obra de caridade, por exemplo.

Quem trabalhar na sexta pode ganhar em dobro ou tirar folga depois; quem faltar durante a semana pode ser até demitido por justa causa. A Semana Santa chegou, mas apenas a Sexta-feira Santa (7) é considerada feriado nacional.

Quinta-Feira Santa
Nesse dia, ocorreu a Última Ceia, em que Jesus e seus apóstolos comemoravam a Páscoa judaica. A quinta-feira marca o início do Tríduo Pascal, o momento mais importante da Semana Santa. É também nessa data que se encerra a Quaresma.

Na Quinta-feira Santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos. O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado para demonstrar que a humildade e o serviço são o centro de mensagem de Jesus.

O trabalho no dia de feriado gera ao trabalhador o direito de receber uma folga compensatória ou a remuneração em dobro do dia trabalhado. Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), esse acordo pode ser feito entre o empregador e o empregado”, explica o auditor-fiscal.

Mas o sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum” (Ex 20,9-10), assim também deve ser cada cristão. Nós, católicos, temos como obrigação reservar um dia para dedicarmos a Deus.

Não ingerir carne e álcool
Para a Igreja Católica, a Semana Santa é um período de reflexão no qual os católicos devem pensar em Cristo e se dedicar ao jejum. Esse jejum não se restringe apenas a comida, como carnes e doces, podendo ir muito além.

Já a Quinta-feira Santa, apesar de muitos trabalhadores acharem que podem folgar, não é feriado nacional. É um dia normal de trabalho e quem faltar sem fazer acordo com o patrão pode ter o dia descontado.

Cristianismo ocidental. Jesus lavando os pés dos apóstolos. Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, Brasil. A Quinta-feira Santa é notável por ser o dia no qual é celebrada a Missa na Ceia do Senhor, que recorda de forma especial a Última Ceia.

Estamos na hora crucial de Jesus. Cristo sente, na entrega, que faz a “glorificação de Deus”, ainda que encontre no caminho a covardia e o desamor. No Evangelho, há uma antecipação da Quinta-feira Santa. Jesus anuncia a traição de Judas e as fraquezas de Pedro.

Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram a Última Ceia de Jesus Cristo, a última refeição que Ele teve com seus discípulos, e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia.