Qual é a origem da palavra felicidade?

Perguntado por: afogaca4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

A origem da palavra felicidade em Latim é “Felicitas” e o verbo grego PHYO que significa “produzir” com a conotação de “fecundo, produtivo”. Enquanto a origem da palavra alegria em Latim é “Alacritas” que significa de “ânimo leve, contente”.

A felicidade tem origem no latim augurium, que significa augúrio e sorte. Sendo assim, não dependeria do ser humano, mas sim de algo exterior a ele. Felicidade sugere a ideia de um bem, um fim elevado ao qual o homem ambiciona chegar.

No dicionário, felicidade é a qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

Resposta: 1) Do Latim FELICITAS, “felicidade”de FELIX, “feliz”, de um verbo grego PHYO, “produzir”, que traz a conotação de “fecundo, produtivo”. 2) Do Latim ALACRITAS, de ALACER , “de ânimo leve, contente”.

Publicação de Içami Tiba. A palavra feliz vem do latim felix, que significa fértil. feliz.

De acordo com Sonja Lyubomirsky, pesquisadora e professora de psicologia da Universidade da Califórnia (EUA), a felicidade é 50% determinada por fatores genéticos, ou seja, intervimos muito pouco nesses fatores; 10% determinada pelas circunstâncias ou pelo meio externo, também difíceis de serem controlados; e 40% ...

Segundo o Psicólogo americano Daniel Gilbert: Felicidade é capacidade de imaginar um futuro satisfatório. Mas vejo que em um bom número de pessoas, especialmente nas ansiosas, ser comum imaginar o futuro pior do que seria provável.

É feliz quem é promotor da paz, quem não promove discórdia. É feliz quem tem um coração manso, sobretudo, sóbrio e prudente. É feliz quem tem um coração puro, que não se deixa levar pelos prazeres desordenados nem olha a vida só do ponto de vista material.

A felicidade é formada por diversas emoções e sentimentos, que pode ser por um motivo específico, como um sonho realizado, um desejo atendido, ou até mesmo pessoas que são conhecidas por estarem sempre felizes e de bom humor, em que não é necessário nenhum motivo específico para elas estarem em um estado de felicidade.

Enquanto alegria é um sentimento momentâneo de contentamento, felicidade é um estado de espírito constante construído por atitudes. Nem sempre o que nos causa alegria também trará felicidade a longo prazo. A busca por alegrias passageiras pode estar te distanciando de ser uma pessoa realmente feliz.

Felicidade era sinônimo de bondade. Esse foi o legado de Sócrates a respeito da felicidade: feliz é aquele que olha para dentro de si. Uma mensagem atual e importante, neste mundo onde o diálogo, consigo mesmo e com os outros, é cada vez mais complicado.

O conceito Freudiano de felicidade é ao mesmo tempo a obtenção de prazer e evitação de desprazer. Assim, todos os homens desejam a felicidade, obter prazer intenso e interminável, e a ausência completa de desprazer.