Qual é a classificação de felicidade?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

A palavra felicidade, por se tratar de um sentimento, também é classificada como substantivo abstrato. Além disso, por não designar um nome próprio (nome de pessoas, cidades, estados, continentes etc.), também se classifica como um substantivo comum. Ver mais: abstrato, comum, substantivo.

Mas o dicionário também nos diz que a palavra “felicidade” é um substantivo abstrato, pois é um sentimento.

A origem da palavra felicidade em Latim é “Felicitas” e o verbo grego PHYO que significa “produzir” com a conotação de “fecundo, produtivo”. Enquanto a origem da palavra alegria em Latim é “Alacritas” que significa de “ânimo leve, contente”.

Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. A felicidade é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento.

Enquanto alegria é um sentimento momentâneo de contentamento, felicidade é um estado de espírito constante construído por atitudes. Nem sempre o que nos causa alegria também trará felicidade a longo prazo. A busca por alegrias passageiras pode estar te distanciando de ser uma pessoa realmente feliz.

Segundo o Psicólogo americano Daniel Gilbert: Felicidade é capacidade de imaginar um futuro satisfatório. Mas vejo que em um bom número de pessoas, especialmente nas ansiosas, ser comum imaginar o futuro pior do que seria provável.

Significado de Feliz
adjetivo Que está muito contente; que se sente afortunado; que está muito satisfeito. Que teve os seus desejos concretizados; contente.

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido. Estes dois aspectos são cruciais e interferem na produtividade e no andamento do trabalho.

Para além do nosso bem-estar, a felicidade pode elevar os níveis de inovação e criatividade da nossa espécie. Pode nos tornar mais saudáveis e permitir que nossa vida seja mais proveitosa.

Felicidade era sinônimo de bondade. Esse foi o legado de Sócrates a respeito da felicidade: feliz é aquele que olha para dentro de si. Uma mensagem atual e importante, neste mundo onde o diálogo, consigo mesmo e com os outros, é cada vez mais complicado.

CONTEXTO: A felicidade é uma emoção básica caracterizada por um estado emocional positivo, com sentimentos de bem-estar e de prazer, associados à percepção de sucesso e à compreensão coerente e lúcida do mundo.

Aos 70 anos, Ricard dá cinco conselhos.

  • Defina o que é felicidade. “Felicidade é um jeito de ser. ...
  • Seja paciente. “Não seja como uma criança que faz pirraça. ...
  • Saiba que você pode treinar sua mente. “O que você fizer vai mudar seu cérebro. ...
  • Pratique pouco e com frequência. ...
  • Não deixe o tédio desencorajá-lo.

A expressão bem aventurado (feliz), é citada diversas vezes na Bíblia Sagrada. A felicidade Celeste é fundamentada na fé e na obediência à palavra de Deus, que gera a felicidade capaz de resistir aos momentos mais difíceis da vida.

Estado de satisfação que experimentamos pela posse, real ou em esperança, daquilo que amamos. A felicidade completa exclui as dores, as preocupações, o temor. Esta felicidade total não é deste mundo; é a que nos espera na posse de Deus pelo amor quando o veremos "face a face" na vida eterna.

Nesse sentido, a felicidade está fortemente ligada à qualidade de vida e ao bem-estar. A qualidade de vida inclui fatores como saúde física e mental, saúde financeira, bons relacionamentos, satisfação no trabalho e na vida pessoal, acesso a recursos e oportunidades, entre outros.

Para o autor, a felicidade, tal como é comumente concebida pelos homens, significa obtenção de prazer. Por ser determinada pelo programa do princípio de prazer, passa a denotar, além de obtenção de prazer, evitação de desprazer.