O que é depressão feliz?

Perguntado por: ljaques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Também conhecida como depressão sorridente, a depressão atípica é um estado de profunda tristeza interior, como um quadro de depressão comum, mas exteriormente o paciente se mostra com energia e até mesmo alegre. Nesse contexto, é difícil fazer o diagnóstico da condição.

Ela se caracteriza por uma tristeza persistente, perda de interesse pelas atividades que antes eram prazerosas, alterações no sono e no apetite, sentimentos de culpa e desesperança, dificuldade de concentração e pensamentos relacionados à morte.

Pacientes acometidos por esta vertente da depressão conseguem demonstrar felicidade em situações cotidianas. — O sujeito com depressão atípica vivencia situações positivas com maior intensidade que outras, mas retorna com a mesma potência ao humor deprimido — diz o psicólogo Ramon Terra.

“Existe a depressão melancólica, a depressão atípica, a depressão com sintomas ansiosos etc. Isso varia de paciente para paciente. Mesmo uma pessoa que já passou por mais de um episódio depressivo pode apresentar sintomas completamente diferentes em cada um deles”, reforça o psiquiatra.

A depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos, incluindo dores muitas vezes inexplicáveis. Quando os sintomas físicos predominam ou escondem totalmente o humor triste, fala-se em depressão mascarada.

Dizemos que a depressão é uma doença silenciosa porque não tem uma fórmula definida para diagnóstico e tratamento. Cada pessoa reage e a manifesta de um jeito. Sendo assim, as causas também variam de acordo com as experiências e histórico de saúde de cada paciente.

Embora a “depressão sorridente” não seja um diagnóstico clínico, para muitas pessoas é um problema real. Normalmente, a depressão sorridente ocorre quando os indivíduos que sofrem de depressão mascaram seus sintomas. Eles se escondem atrás de um sorriso para convencer outras pessoas de que são felizes.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

A depressão tende a ocasionar a perda da libido ou do desejo sexual, o que leva aquela pessoa depressiva a desinteressar-se pelo sexo, e à medida que ela não vai conseguindo sentir prazer ou vai apresentando uma maior disfunção sexual, isso pode agravar ainda mais o quadro.

Ouvir o que a pessoa tem a dizer é uma das melhores formas de ajudá-la. Olhe nos olhos, preste atenção e leve em consideração o que ela está dizendo. Não desmereça a sua condição. Exerça a empatia e ofereça o seu suporte e acolhimento, sem julgamentos.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

O que não se deve dizer para uma pessoa depressiva?

  • “Pense positivo”
  • “Você precisa seguir em frente”
  • Depressão é frescura”
  • “Tente se esforçar mais”
  • “Todo mundo tem problemas”
  • “Você se colocou nessa posição”

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Causas: A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

Entretanto, quando a ansiedade noturna se instala, Treadway explica que o corpo está mudando para seu ritmo circadiano natural. "A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela.

Alterações do sono: Podem aparecer na forma de insônia, que é o mais recorrente, ou também no quadro Hipersonia, que é o qual a pessoa dorme demais. Descuido com o hábito higiênico e a aparência física: Ocorre abandono com o cuidado pessoal e a vaidade.