Qual é a Lua mais clara?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

O grande momento da Lua é a fase chamada de Lua Cheia. Durante esse período do ciclo, toda a face da Lua voltada para Terra é iluminada pela luz solar e, por isso, a enxergamos de forma “completa”. Uma grande bola de luz branca no céu.

Lua Cheia - o Sol ilumina totalmente a face voltada para a Terra. Esta é a fase que ela está mais iluminada.

A segunda superlua do ano é também a segunda Lua cheia de agosto e por isso recebe "azul" como nome complementar, apesar de não sofrer alteração de cor. O fenômeno já é avistado ao redor do mundo. Ela recebe esse nome porque está em seu perigeu, período em que se aproxima da Terra e parece maior e mais brilhante.

Como não existe luminosidade suficiente para fazê-la surgir na Terra, as noites de lua nova são as mais escuras.

Lua Minguante
À medida que a Lua continua a “diminuir de tamanho”, apenas uma fina fatia iluminada permanece visível antes de a Lua desaparecer completamente da vista da Terra, reiniciando o ciclo com uma Lua Nova.

Às vezes vemos a Lua durante o dia pela mesma razão que a vemos à noite – ela reflete a luz do Sol – e sua proximidade com a Terra a torna mais brilhante do que o céu diurno ou noturno. Depois do Sol, a Lua é de longe o objeto celeste mais brilhante que podemos ver.

A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol. A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra. Durante metade do ciclo essa porção está aumentando (lua crescente) e durante a outra metade ela está diminuindo (lua minguante).

A Lua azul aconteceu uma vez no ano de 2023, depois de dois anos de sua última ocorrência, em 2021. O fenômeno de 2023 pode ser considerado ainda mais raro do que a Lua azul habitual, porque tivemos, simultaneamente, a superlua.

Por que a 'Lua Azul' é tão rara? O fenômeno só acontece quando duas luas cheias acontecem dentro do mesmo mês, em que a segunda superlua leva esse nome. Para entender a raridade desse fenômeno é preciso conhecer a movimentação que a lua faz em volta da Terra, o que leva cerca de 27,3 dias segundo a NASA.

A Superlua desta semana também chamada de "Lua Azul” por ser a segunda lua cheia do mês – a primeira ocorreu no dia 1º de agosto. De acordo com a Nasa, a próxima superlua azul acontece só daqui a 11 anos, em 2032.