Qual o rio que a água não se mistura?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Ao longo de seis quilômetros, os rios andam lado a lado, mas sem misturar. Quando os dois se unem formam o maior rio do mundo: o Amazonas. Existe explicação científica para a separação entre eles.

Encontro das águas: porquê o Rio Negro e Solimões não se misturam - Somos Todos Amazonas.

Resposta: as águas não se misturam devido a diferença de densidade e temperatura dos rios. Enquanto o Tapajós tem águas mais claras, o Amazonas tem uma água mais escura e barrenta.

Já o Rio Solimões tem uma cor barrenta bem parecida com café com leite. Tudo isso por causa do grande número de sedimentos que a água carrega ao fluir por baixo da Cordilheira dos Andes. Ele é mais frio que o Rio Negro, possuindo 22º C. Além disso, flui muito mais rápido, correndo cerca de 6 km por hora.

A cor escura das águas dos rios negros ou pretos, variando do marron amarelado ao marron avermelhado, decorre da forte dissolução de substâncias húmicas coloidais que provêm do manto de matéria orgânica em decomposição (litter), fornecida pela vegetação florestal que se desenvolve nas áreas inundáveis de suas nascentes ...

Útil? Até onde sei as águas não se misturam devido a diferença de densidade e temperatura dos rios. Enquanto o Tapajós tem águas mais claras, o Amazonas tem uma água mais escura e barrenta. Os dois correm lado a lado durante alguns quilômetros, o que pode ser visualizado da própria margem do rio.

Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.

O termo pororoca é derivado do Tupi que designa “estrondo”, corresponde a um fenômeno natural onde acontece o encontro das águas de um rio com o oceano. O fenômeno se torna mais evidente nas mudanças de fase da lua, especialmente na lua cheia e nova.

Os rios da bacia amazônica não apresentam, em sua totalidade, uma água barrenta, amarelada e turva (água branca) como a do Rio Solimões (Figura 1A) e do Rio Amazonas.

Rio Amazonas

Ouça o texto abaixo em aúdio! Rio Amazonas é o mais extenso do mundo, percorrendo 6992 km desde a cordilheira dos Andes, no Peru, até a região da ilha de Marajó, no norte do estado brasileiro do Pará.

O Rio Solimões, na confluência, apresenta largura de 2 km e profundidade de 35 m.O ângulo do encontro dos rios é definido pela neotectônica.