Qual é a origem do nome do Rio São Francisco?

Perguntado por: igaspar2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

O rio São Francisco estava descoberto e fora batizado assim, porque surgiu no dia deste santo.

Foi descoberto em 4 de outubro de 1501, pelos viajantes Américo Vespúcio e André Gonçalves. Os índios que habitavam a região chamavam-no de Opara, que significa rio-mar. Recebeu o nome de São Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, nascido na Itália 319 anos antes do seu descobrimento.

Segundo o que Antônio Francisco conta, a imagem do santo protetor dos animais e que também deu nome ao Rio São Francisco, o mais genuinamente brasileiro, chegou ao parque após dois anos de fundação, em meados de 1974.

- O Rio São Francisco é carinhosamente chamado de "Velho Chico". - É também conhecido como "Nilo brasileiro", por tornar férteis suas margens em tempos de cheia.

Lenda do Sono
A lenda conta que o Velho Chico que trabalha o dia inteiro para atender as necessidades das pessoas, adormece a meia noite por 2 ou 3 minutos. Esse é o momento em que as almas dos afogados se dirigem para as estrelas, os peixes param no fundo do rio e até as cobras perdem o seu veneno.

rio Tietê

se você já parou para perceber que o rio Tietê não. deságua no oceano Pode. parecer até estranho principalmente se a primeira vez que você se depara com esse blog mas calma que hoje na sério porque vamos entender como que o rio Tietê nascendo apenas 22.

Atraso na obra, rompimentos de trechos de canal e dificuldades técnicas para manter o funcionamento regular de mega conjuntos de motores-bomba vêm marcando a complexa e polêmica obra de transposição das águas do Rio São Francisco. O mais recente problema ocorreu em novembro de 2022.

No mês em que é comemorado o aniversário do Rio São Francisco, celebrado no dia 4 de outubro, a Prefeitura de Juazeiro preparou uma programação especial com uma série de atividades educativo-ambientais para homenagear o Velho Chico, suas potencialidades e folclore.

O rio São Francisco é o mais importante da região Nordeste. A bacia do São Francisco ocupa uma área de 645.067 quilômetros quadrados e passa por cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Aliás, suas águas formam a divisa natural entre esses dois últimos.

180 metros

Para gerar energia, as usinas construídas da região, a partir da década de 60, mexeram com o São Francisco. Em alguns trechos, o rio está bem mais fundo, chega a 180 metros de profundidade.

É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.

Desmatamento, poluição e alto consumo de água são fatores prejudiciais ao Velho Chico. O Rio São Francisco, terceira maior bacia hidrográfica do Brasil, completa 521 anos de descobrimento nesta terça-feira (4), e os especialistas do MapBiomas alertam que, nas últimas três décadas, 50% do seu volume de água foi perdido.

No dia 4 de outubro de 1501, o navio de Américo Vespúcio chegava à foz de um grande rio. A mais nova descoberta recebeu o nome do santo do dia, São Francisco.