Qual é a lenda do tsuru?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Uma das razões para o tsuru ser tão valorizado na cultura japonesa é o fato de que essa ave, considerada sagrada e auspiciosa, é conhecida por sua habilidade em voar grandes distâncias e por seu comportamento social: ela vive em grandes grupos e é leal aos seus companheiros.

É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. Conta a lenda japonesa que o tsuru pode viver até mil anos. É considerado o pássaro companheiro dos eremitas que se refugiavam nas montanhas para meditar, acreditando possuírem poderes sobrenaturais para não envelhecer.

Chizuko explicou que o tsuru era uma ave sagrada, que vivia mil anos e que, se uma pessoa dobrasse mil aves de papel, teria um desejo concedido. Sadako cultivou a esperança de que os deuses lhe concederiam a cura e então passou a fazer os origamis com ajuda de sua família e amigos que iam visitá-la no hospital.

A técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.

O Tsuru é um pássaro de penas brancas, cabeça vermelha e com bico, pescoço e parte inferior das asas na cor preta. A ave é tida como sagrada no Japão e inspirou muito a arte do origami. Por isso, o Tsuru também é chamado de “passarinho de papel” ou “pássaro da paz” dentro do origami.

Portanto, quem presenteia alguém com um origami de tsuru está também desejando bons presságios e vida longa. Além disso, na cultura japonesa existe a crença de que se uma pessoa fizer mil origamis de tsuru e mantiver um pensamento elevado durante a feitura, ela tem direito a fazer um pedido e esse se realizará.

Estima-se que no Japão exista apenas 1.000 delas.

Diz a lenda japonesa que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

Segundo a lenda, o Tsuru, ave sagrada do Japão vive mil anos. Por isso aquele que fizer mil Tsurus, concentrando-se em um desejo, será atendido. Também é símbolo de longa vida e boa sorte. A tradição de dobrar mil grous ou tsurus é chamada no Japão de Senbazuru e até hoje é bastante popular no país.

13- Mais uma dobra de marcação. 14- Volte as dobras de marcação que acabou de fazer.

Origami -Borboletas As diversas formas de dobraduras possuem significados especiais no Japão. As borboletas representam a união, auto-transformação, clareza mental, novas etapas, liberdade, renascimento. A borboleta representa os ciclos da vida, movimento e mudança.

Há algum tempo estudiosos perceberam que as dobras feitas no origami podem transmitir claramente alguns conteúdos matemáticos, tornando-se então, um dos instrumentos lúdicos requeridos em sala de aula.

O coração é um modelo de origami fácil que você pode dobrar e dar as pessoas que você ama. Você pode usá-lo para criar cartões e cartões do Valentim. É perfeito para Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, cerimônias de casamento e aniversários de casamento etc.

Além disso, existem muitas espécies de tsurus, mas a japonesa é conhecida pela cabeça vermelha, quase como uma coroa. A espécie japonesa é considerada uma das maiores em tamanho e vivem 60 anos ou mais e sua alimentação é baseada em sapos, insetos e peixes.

O Tsuru (em japonês 折鶴), também conhecido como orizuru é um tipo de origami considerado um dos mais tradicionais da cultura japonesa. Este origami representa o grou-da-manchúria.

O pássaro simboliza a inteligência, a sabedoria, a leveza, o divino, a alma, a liberdade e a amizade. Por possuírem asas e o poder de voar, em muitas culturas são considerados mensageiros entre o céu e a terra.