Qual é a importância do patrimônio público?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Qual a importância do zelo ao patrimônio público? Patrimônios públicos são parte integral da vida dos cidadãos e o cuidado com sua preservação é um dever de todos. Para muitas cidades, os patrimônios públicos contam também parte da história e servem como registro de tempos passados.

A importância de se preservar o Patrimônio Histórico está associada à constituição de uma memória coletiva, considerando que é por meio da memória que nos orientamos para compreender o passado, o comportamento de um determinado grupo social, uma cidade ou mesmo uma nação.

Cuidar e zelar pelo patrimônio público é dever de todos nós, e danificar o mesmo é crime, previsto em lei (DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937) com pena de multa; sendo que, se o indivíduo que depredar o nosso patrimônio, poderá responder civilmente, pagando indenização ao patrimônio público.

O QUE É PATRIMÔNIO PÚBLICO? Podemos definir Patrimônio Público como o conjunto de bens e direitos que pertence a todos e não a um determinado indivíduo ou entidade, ou ainda o conjunto de bens à disposição da coletividade.

Caso os patrimônios fossem vandalizados ou destruídos, tanto o local quanto a população perderiam parte de sua história e cultura, além de passar a impressão de ser uma cidade suja e mal organizada, como acontece em outras cidades.

bens de uso comum do povo ou de domínio público: são os bens que se destinam à utilização geral pela coletividade (como por exemplo, ruas e estradas).

Quando falamos de patrimônio, estamos falando de dinheiro, de tudo aquilo que tem valor econômico e pode ser usado para gerar lucro.

Dentre os bens estatais há os bens de uso comum do povo, como praças, praias, ruas, estradas, que todo mundo pode usar; os de uso especial, como escolas públicas, universidades públicas e os prédios dos Poderes que foram depredados e saqueados ontem; e os dominicais, como por exemplo uma repartição pública que perde ...

Confira algumas dicas para cuidar melhor daquilo que é seu:

  1. A rua é a extensão da nossa casa. Por isso, não jogue lixo no chão – guarde até encontrar uma lixeira.
  2. Não deprede o mobiliário público. ...
  3. Use o espaço público. ...
  4. Economize água e evite desperdício.

– Investir em políticas públicas para a conservação de monumentos e prédios históricos; – Promover o turismo cultural, para gerar recursos financeiros para a manutenção dos bens culturais; – Criar programas de educação patrimonial nas escolas, para que as crianças aprendam desde cedo a valorizar o patrimônio cultural.

Gerir o patrimônio escolar significa não apenas conservar o que se vê como, também, o que ele representa na vida da comunidade escolar e dos que a cercam. A qualidade de vida escolar está associada à sua preservação. É necessário preservar o patrimônio material e o imaterial.

A Constituição estabelece ainda a parceria entre o poder público e as comunidades para a promoção e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro, no entanto mantém a gestão do patrimônio e da documentação relativa aos bens sob responsabilidade da administração pública.

O Prefeito João Braga declarou “a responsabilidade é de todos é da população, em relação ao cuidado com o patrimônio público. Pois sendo o patrimônio público pertencente ao povo, a todos cabe por ele zelar, preservando”.

O patrimônio histórico-cultural significa tudo aquilo que é produzido pela cultura de uma sociedade, tanto material quanto imaterialmente. Ele precisa ser preservado devido à sua grande importância científica e cultural, pois representa a riqueza cultural de um povo tanto para a comunidade quanto para a humanidade.

A luta contra a uniformização cultural é tão importante quanto a proteção de paisagens ou de espécies vegetais e animais. A preservação do patrimônio natural propicia excelente exercício de integração entre os elementos físicos e biológicos da natureza, os sistemas que estabelecem entre si e com as ações humanas.