Qual é a importância do patrimônio escolar?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Gerir o patrimônio escolar significa não apenas conservar o que se vê como, também, o que ele representa na vida da comunidade escolar e dos que a cercam. A qualidade de vida escolar está associada à sua preservação. É necessário preservar o patrimônio material e o imaterial.

A conservação do patrimônio escolar é primordial: uma instituição de ensino devidamente conservada, com instalações bem cuidadas e toda a infraestrutura funcionando adequadamente são premissas fundamentais para que hajam bons índices de satisfação e aprendizado.

PATRIMÔNIO ESCOLAR: é o conjunto de bens móveis e imóveis que formam a parte física da Escola. BENS MÓVEIS: que compreendem o mobiliário em geral, utensílios, veículos, aeronaves, embarcações, equipamentos, materiais etc.

Incentivar uma atitude cuidado com a infraestrutura da escola é uma maneira eficiente de melhorar a relação entre profissionais, alunos e instituição. Com essa conscientização, haverá menos problemas com manutenções relacionadas ao mau uso das ferramentas, otimizando, assim, o orçamento escolar.

A Educação Patrimonial é um instrumento de “alfabetização cultural” que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido.

De acordo com sua importância, em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade. O patrimônio é a herança de um povo, que garante a preservação de sua memória e da cultura, conferindo-lhe identidade e alteridade.

São tarefas diárias do fiscal: deixar as carteiras e materiais organizados; manter chão e paredes limpas; preservar os trabalhos expostos pelos colegas; fazer campanha de jogar lixo no lixo; respeitar a natureza; confeccionar cartazes alusivos à campanha de limpeza; ajudar na manutenção da horta escolar.

Sua função principal é garantir a preservação e segurança de um bem durante sua vida útil. Um controle correto acarretará numa gestão patrimonial eficiente. Para saber mais sobre o assunto, acesse a publicação 4 etapas fundamentais na Gestão do Patrimônio Municipal.

O Valor Patrimonial é o resultado da divisão entre o patrimônio líquido — ou capital próprio — e o número de ações emitidas, ou seja, esse é o valor que efetivamente representa o patrimônio de alguém — seja pessoa física ou jurídica.

O patrimônio pessoal é o conjunto de bens e direitos de uma pessoa, enquanto o patrimônio líquido é o valor do patrimônio pessoal subtraído das dívidas e obrigações. Por outro lado, o patrimônio líquido é o valor do que a pessoa realmente possui, levando em consideração as dívidas que ela tem.

A preservação desses registros permite que futuras gerações compreendam e apreciem a importância da educação e da história local. Além disso, a preservação do patrimônio escolar ajuda a construir um senso de identidade e pertencimento na comunidade escolar.

Pelo texto, a pena é de reclusão de um a dois anos e multa. Hoje, esta mesma pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.

Em resumo, a Educação Patrimonial pode e deve ser incluída nos currículos escolares, levando à comunidade escolar ao resgate e preservação do Patrimônio Cultural.

Demonstre como o conjunto dos bens dos alunos forma o patrimônio da classe e faça um paralelo com o patrimônio cultural das cidades e de nosso país. Outras sugestões: Para complementar a atividade, você também pode pedir aos alunos que apresentem uma história, uma foto e/ou uma música que evoquem uma memória de si.