Quais são as novas metodologias de ensino?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

gamificação; sala de aula invertida; ensino híbrido; ensino baseado em projetos.

Além do método construtivista e do método tradicional, no Brasil, o método de ensino freiriano e o método de ensino montessoriano também estão entre os principais.

A metodologia construtivista privilegia os indivíduos, os estudantes são protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. Todo o conhecimento já parte dos indivíduos e deve ser estimulado através de sua experiência com o meio.

A metodologia de ensino representa a maneira como o conhecimento é produzido em sala de aula. Ela está presente nas estratégias, práticas pedagógicas e ferramentas utilizadas pelos educadores durante o processo de ensino e aprendizagem.

O novo modelo começa a ser implementado de forma gradual a partir de 2022 é um modelo de aprendizagem focada na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento que possibilita que os alunos escolham itinerários formativos de acordo com ...

Método Tradicional
Entre os métodos de ensino mais utilizados no Brasil está o tradicional. Certamente é o que a maioria dos brasileiros conhece. Nele, o professor está no centro, com o conhecimento. É ele o responsável por compartilhar aquilo que aprendeu com o aluno.

Conheça cada uma:

  • Tradicional. É a abordagem predominante no país e por isso mesmo a mais conhecida dos pais. ...
  • Construtivista. Nas instituições que seguem os princípios construtivistas, o conhecimento é ativamente construído pelo sujeito e não passivamente recebido do professor ou do ambiente. ...
  • Montessoriano. ...
  • Waldorf. ...
  • Freinet.

5 exemplos de metodologias ativas para usar em sala de aula

  • Aprendizagem baseada em problemas.
  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Sala de aula invertida.
  • Gamificação.
  • Estudo de caso.
  • Seja um especialista em metodologias ativas com os cursos:

Essas metodologias ativas segundo a BNCC visam formar estudantes e também professores nas competências e habilidades como a argumentação; comunicação; cultura digital; empatia e cooperação; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; responsabilidade e cidadania; trabalho e projeto de vida.

Diante do exposto, esse artigo objetiva compreender os elementos que compõem o processo didático, sendo eles: conteúdos, objetivos e métodos no processo ensino- aprendizagem.

O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. Assim, deve ser estimulado a conquistar a sua independência, resolver problemas, elaborar hipóteses e levantar questões.

Ensino híbrido: a educação a distância, combinada às aulas presenciais, aumenta extremamente o potencial do ensino, abrindo várias novas possibilidades para a educação do futuro.