Quem faz o IPCA?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

A cada nova POF, o IBGE atualiza também a estrutura do IPCA, para ajustá-lo às evoluções nos hábitos de consumo das famílias brasileiras.

IPCA é a sigla para Índice de Preços ao Consumidor Amplo. É um dos principais índices de inflação do país, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). É conhecido ainda como o índice que mede a inflação oficial do país.

No Brasil, o governo federal utiliza o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como índice oficial de inflação. Esse indicador é essencial para tomar decisões sobre taxas de juros e metas inflacionárias.

Calculado pelo IBGE, aponta mensalmente a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos das 11 principais regiões metropolitanas do país. Os preços são coletados em mais de 28 mil comércios visitados pelos pesquisadores.

Por exemplo, quando o IPCA está alto, o Copom tende a aumentar a Selic. Assim, o crédito fica mais caro e o consumo diminui, reduzindo a inflação. Já em um momento que o Governo queira estimular o consumo, o Copom reduz a Selic. Com isso, o crédito fica mais acessível e a tendência é as famílias consumirem mais.

O IPCA é um indicador que pode gerar uma série de impactos para os investidores e a população em geral. Ele é influenciado pela demanda e oferta de produtos e serviços. Se há aumento da procura por algo que há pouca quantidade no mercado, o preço do produto tende a subir.

O cálculo do IPCA considera famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. Essa faixa foi criada com o objetivo de garantir uma cobertura de 90% da população residente nas 16 áreas urbanas definidas para a medição do índice.

A melhor forma de se combater a inflação é através da austeridade fiscal, na qual o governo procura enxugar os gastos públicos, evitando obras faraônicas, desvios de dinheiro público e inchaço da máquina do Estado.

Aumento na demanda
Essa é uma das causas mais comuns. Acontece quando há pouca quantidade de um determinado produto que muitas pessoas querem consumir, de forma que seu preço tende a subir para equilibrar a oferta com a procura.

O IPCA é um índice que serve como parâmetro para o aumento ou a baixa de preços. Em outras palavras, representa a inflação ou a deflação no Brasil. Portanto, é o principal índice utilizado para averiguar a inflação, ou seja, o poder de compra da população.

A Taxa Selic hoje está em 13,25% ao ano. Ela foi decidida no dia 21 de junho de 2023 pelo Copom, que decidiu manter a taxa novamente.

O IPCA (sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o índice oficial da inflação no país. Como o próprio nome sugere, ele indica a variação dos preços de um conjunto de produtos e serviços para o consumidor final (refletindo o consumo pessoal das famílias).

O IPCA-15 ficou em 0,28% em agosto de 2023, após registrar queda de 0,07% em julho, segundo dados do IBGE. Em junho, o índice foi de 0,04%, ante 0,51% de maio. Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,24%.

O Tesouro Direto Selic é muito recomendado para objetivos de curto prazo, enquanto o IPCA, que é um híbrido indexado à inflação, é mais indicado para o longo prazo. Isso acontece porque o Tesouro Selic tem liquidez diária e sua rentabilidade segue o CDI.

A principal diferença entre o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA+ está na rentabilidade. Enquanto o Tesouro Selic é um título de renda fixa pós-fixado, com rendimento atrelado à Selic (a taxa básica de juros da economia), o Tesouro IPCA+ tem o rendimento atrelado à variação da inflação mais uma taxa prefixada.