Como trabalhar patrimônio na escola?

Perguntado por: ureis . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Demonstre como o conjunto dos bens dos alunos forma o patrimônio da classe e faça um paralelo com o patrimônio cultural das cidades e de nosso país. Outras sugestões: Para complementar a atividade, você também pode pedir aos alunos que apresentem uma história, uma foto e/ou uma música que evoquem uma memória de si.

A Educação Patrimonial na escola faz parte do currículo como tema transversal, integrando-se ao conteúdo das diversas áreas de conhecimento com o propósito de sensibilizar os jovens do ensino básico e médio para conhecer, valorizar e proteger o patrimônio cultural.

Sugira aos alunos que eles pesquisem sobre os Museus, Estátuas ou Monumentos que possam existir em sua cidade. Após a pesquisa de campo, peça a seus alunos que registrem em fotografias o que encontraram e que entrevistem moradores acerca daquele local ou personagens retratados pelas estátuas.

Patrimônio escolar se refere a todos os bens móveis e imóveis que compõem toda a estrutura de uma escola. Os bens móveis correspondem a computadores, carteiras, quadros, carros, máquinas de xerox, entre outros. Já os bens imóveis dizem respeito ao prédio que a escola exerce suas atividades, quadras de esportes etc.

Verificar a limpeza de ralos, caixas de captação, e o recolhimento temporário do lixo colocado para coleta para prevenir entupimentos e facilitar o escoamento das águas da chuva. Limpar as calhas retirando as folhas mortas, poeira e qualquer material que impeça o escoamento da água.

São tarefas diárias do fiscal: deixar as carteiras e materiais organizados; manter chão e paredes limpas; preservar os trabalhos expostos pelos colegas; fazer campanha de jogar lixo no lixo; respeitar a natureza; confeccionar cartazes alusivos à campanha de limpeza; ajudar na manutenção da horta escolar.

O planejamento patrimonial é um conjunto de boas práticas que tem o propósito de cuidar do patrimônio de uma pessoa, empresa ou família, afim de garantir a proteção, o crescimento e a transferência adequada desses bens para seus herdeiros ou beneficiários após sua morte.

Gerir o patrimônio escolar significa não apenas conservar o que se vê como, também, o que ele representa na vida da comunidade escolar e dos que a cercam. A qualidade de vida escolar está associada à sua preservação. É necessário preservar o patrimônio material e o imaterial.

Patrimônio histórico-cultural significa tudo que é produzido por uma sociedade, de forma material e imaterial e que precisa ser preservado, pois representa a riqueza de um povo, carregando a sua história e tradição.

São bens humanos que foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas e de alguma forma representam uma ligação entre passado e presente, que dão o significado do movimento tempo-espaço aos sujeitos de hoje.

Sendo o patrimônio público e ou escolar pertencente ao povo, cabe a todos por ele zelar, preservando-o.

O conceito de patrimônio, na cultura ocidental moderna, de modo geral, se refere a uma gama de coisas, bens de grande valor para pessoas, comunidades ou nações ou para todo o conjunto da humanidade.

Trabalhando com esses conceitos e visando facilitar o acesso ao conhecimento dos bens nacionais, a gestão do patrimônio é efetivada segundo as características de cada grupo: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.

De acordo com sua importância, em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade. O patrimônio é a herança de um povo, que garante a preservação de sua memória e da cultura, conferindo-lhe identidade e alteridade.

Confira algumas dicas para cuidar melhor daquilo que é seu:

  1. A rua é a extensão da nossa casa. Por isso, não jogue lixo no chão – guarde até encontrar uma lixeira.
  2. Não deprede o mobiliário público. ...
  3. Use o espaço público. ...
  4. Economize água e evite desperdício.

– Investir em políticas públicas para a conservação de monumentos e prédios históricos; – Promover o turismo cultural, para gerar recursos financeiros para a manutenção dos bens culturais; – Criar programas de educação patrimonial nas escolas, para que as crianças aprendam desde cedo a valorizar o patrimônio cultural.