Qual é a importância do Mercosul para o país?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

O MERCOSUL é o grande expoente brasileiro no cenário internacional, nas relações econômicas e até mesmo políticas, possibilitando uma maior estrutura de negociação ao gozar do status de bloco econômico.

Mercosul x Brasil
O Mercosul fortalece a economia regional, aumenta o intercâmbio de tecnologia entre os países e, claro, favorece as exportações e importações, especialmente para as empresas brasileiras. Além disso, facilita o turismo entre os países do bloco.

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão. Os idiomas oficiais do Mercosul são o espanhol e o português.

-Educação onde o MERCOSUL promove políticas que beneficiam a mobilidade estudantil entre seus países e podem estudar cursos certificados que oferecem garantia sobre o nível acadêmico da região. -Transporte que se destaca por promover iniciativas que facilitam a circulação de pessoas dentro os países que o integram.

Resposta. Explicação: O Mercosul incentiva a aproximação entre os países-membros, promovendo políticas públicas voltadas para a erradicação da fome, o acesso à educação de qualidade e uma saúde pública digna para todos, além da promoção da diversidade cultural nos países latino-americanos.

Os blocos são vantajosos para a maioria dos países envolvidos, pois a troca econômica é bem ampla, o que contribui para que empresas de um país instalem-se em outro, para a circulação de bens, serviços e capital, além da circulação de pessoas, como o caso da União Europeia e do Mercosul.

União Europeia

União Europeia
Trata-se do maior bloco do mundo em número de membros, volume de vendas e PIB. É também o bloco econômico mais antigo, pois começou a se formar ainda na II Guerra Mundial, nos anos 1940, com o Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo).

Resposta: No ano de 1990 foi criado a integração econômica e social dos países, onde as decisões tomadas vão além das fronteiras de cada país, sendo chamados de blocos econômicos. Os líderes de cada nação fazem reunião e organizam os assuntos a serem discutidos, como o comercias e regionais.

Assim, podem negociar acordos mais favoráveis com outros blocos ou potências. Além disso, a livre circulação de pessoas também beneficia o setor de turismo em todos os países que compõem o Mercosul. A principal desvantagem do Mercosul é a perda de certa autonomia comercial.

Se o governo brasileiro continuar o caminho de ruptura do bloco, uma das maiores perdas será o recente acordo comercial assinado com a União Europeia, que vinha sendo negociado há 20 anos.

No entanto, para alcançar o estágio de Mercado Comum, o Mercosul ainda terá que concretizar quatro objetivos de grande envergadura, quais sejam: a coordenação de políticas macroeconômicas, a liberalização do comércio de serviços, a livre circulação de mão-de-obra e a de capitais.

E como resultado, observou que a vantagem para o Brasil é o aumento de suas exportações. Politicamente, umas das vantagens, é o papel que país desempenha como líder desse bloco, encabeçando negociações de importância mundial, que traz benefícios comerciais para todo o bloco.

O Mercosul na atualidade
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) atravessa um processo acelerado de fortalecimento econômico, comercial e institucional. Os Estados Partes consolidaram um modelo de integração pragmático, voltado para resultados concretos no curto prazo.

O Mercosul busca formar um grande mercado comum entre os países do continente sul-americano. Uma zona de livre comércio, com TEC para garantir a circulação de produtos sem os trâmites burocráticos comuns que dificultam o comércio exterior.