Qual é a importância da alimentação saudável na escola?

Perguntado por: upilar . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Com o hábito de uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos, até mesmo o desempenho escolar é beneficiado, já que o consumo de alimentos nutritivos também aumenta a capacidade de concentração e raciocínio, melhora o humor e aumenta a disposição.

Uma alimentação saudável ajuda a proteger contra a má nutrição em todas as suas formas, bem como contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer. A alimentação não saudável e a falta de atividade física são os principais riscos globais para a saúde.

Segun- do a legislação do PNAE, o cardápio da alimentação escolar tem de ter no mínimo 70% de produtos básicos e no máximo 30% de produtos industrializados. o acesso aos alimentos deve ser igual, mas respeitando-se as dife- renças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos.

Ter uma alimentação saudável na educação infantil contribui para o crescimento e desenvolvimento da criança, bem como para a prevenção de doenças. Crianças bem alimentadas têm maiores chances de ficar mais interessadas nas atividades educativas. Além de mais concentradas, com mais energia para brincar e se divertir.

As pessoas que se alimentam de forma saudável e equilibrada garantem uma melhor qualidade de vida, podendo prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico. O cuidado com a alimentação deve ser redobrado por conta do risco de contágio da Covid-19?

Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, envolvendo diferentes campos de atuação, setores e profissionais com a intenção de promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

Os objetivos centrais são garantir e prezar pela alimentação saudável e contribuir com a qualidade de vida, suprindo as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, além de apresentar a eles produtos ou alimentos que são pouco consumidos.

Hoje (21) é comemorado o Dia Nacional da Alimentação na Escola a data tem o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes.

Na infância e na adolescência, a alimentação escolar pode ajudar no desenvolvimento de ossos, músculos, órgãos e de aspectos cognitivos dos indivíduos. Minerais, vitaminas e outros componentes presentes nos alimentos estimulam o crescimento adequado e atuam na prevenção de doenças.

O motivo principal para investir em uma alimentação saudável na infância é garantir que as crianças mantenham seu desenvolvimento físico e emocional saudáveis, bem como prevenir doenças futuras.

A alimentação e a aprendizagem escolar estão diretamente ligadas ao desenvolvimento intelectual dos alunos. Vários fatores podem interferir no desempenho educacional de crianças e adolescentes, como o consumo de gorduras trans, o déficit de vitaminas e o baixo consumo de proteínas.