Qual é a função do vitral?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...

Vitral é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos rejuntados ou pinturas que, normalmente, retratam cenas, personagens, brasões, ornamentos, entre outras figuras. Sua presença é comum em igrejas, mas também pode ser utilizado em residências ou outros tipos de obras.

Vitrais: pedaços de vidros coloridos e com temas religiosos marcam o estilo gótico. Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções.

Nas igrejas, além de decorar o ambiente, os vitrais, com suas imagens bíblicas acumulavam diversas funções. Ou seja, estas tornavam a divindade presente, glorificavam-na e relembravam os grandes momentos da história santa.

O mercado vidreiro oferece vidros pintados para compor os vitrais, entretanto, a técnica tradicional utiliza vidros já produzidos com coloração – não pintados posteriormente – pois as cores desses tipos de vidro não desbotam com facilidade.

Existem basicamente três tipos de vidro Antique: o normal, composto por massa vítrea homogênea de única cor; o plaquê (doble), composto por camadas sobrepostas de cores distintas; e o reamy (barroque), composto de massa homogênea, mas com ranhuras acentuadas pela movimentação do vidro no processo de resfriamento.

A arte gótica é considerada como uma expressão do triunfo da Igreja Católica durante a Idade Média, já que era uma expressão artística notadamente religiosa. O estilo gótico era contraposto ao estilo arquitetônico românico, anteriormente em voga nas construções medievais, principalmente em mosteiros e basílicas.

O vitral (da língua francesa vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. É um dos elementos arquitetônicos característicos do estilo gótico. O vitral originou-se no Oriente por volta do século X.

Os vitrais estão para as catedrais góticas assim como os mosaicos estão para as basílicas bizantinas. Só que, enquanto os mosaicos criam um ambiente austero e solene, os vitrais, deixando passar a luz do sol pelos pequenos pedaços de vidro de cores diversas, criam um ambiente sereno e multicolorido.

Vitrais: a arquitetura gótica é famosa por seus vitrais. As janelas eram frequentemente preenchidas com vitrais coloridos que retratavam cenas religiosas e histórias da Bíblia. Eles permitiam a entrada de luz e criavam uma atmosfera diferente, entendida como divina, no interior das igrejas.

Usados em janelas e nos tetos, as obras, que são feitas com peças de vidro colorido conectadas e delineadas por tiras de chumbo, geralmente são encontradas em edifícios religiosos, como catedrais e mesquitas, embora também venha se tornando popular em casas particulares, hotéis, edifícios culturais e lojas de ...

Não há uma data certa para o uso dos primeiro vitrais, mas os historiadores acreditam que seja algo antigo, pois eles já eram comuns no século IX, no Oriente. Na época, eram tidos com elementos exuberantes, graças às misturas de cores que proporcionavam no ambiente, ao receberem a luz do dia.