Em qual período artístico O mosaico teve grande influência?

Perguntado por: varruda . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O Mosaico foi uma forma de expressão artística importante no Império Bizantino, principalmente durante seu apogeu, no reinado de justiniano, consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de pedras colocadas sobre o cimento fresco de uma parede.

A arte bizantina sofreu influências do cristianismo, do helenismo grego e das culturas orientais. Essa arte pode ser observada na grandiosidade das arquiteturas e nas sutilezas das pinturas.

A arte bizantina foi uma tendência artística desenvolvida durante o Império Bizantino, entre os séculos V e XV.

Esta zona oriental, que já apresentava características diferentes durante o período paleocristão, evoluciona de maneira independente desde os finais do século V. Graças à localização de Constantinopla, a arte bizantina sofreu influências de Roma, Grécia e do Oriente.

Os mosaicos foram bastante destacados no período e constituem a expressão máxima da arte bizantina, atingindo nesse momento a mais impecável realização. Entre outras coisas, eles retratavam o imperador, bem como profetas.

Vários períodos podem ser destacados, como: Realismo, impressionismo, simbolismo, expressionismo, cubismo, futurismo etc. Gostou desse artigo?

Diferente dos mosaicos gregos e romanos, que retratavam cenas cotidianas, de guerra, mitológicas e paisagens, a arte do mosaico bizantino era estritamente religiosa. A arte em mosaico é vista em obras bizantinas retratando figuras sagradas como Cristo, a Virgem, santos e mártires.

Os primeiros mosaicos conhecidos foram encontrados em um templo da Mesopotâmia que remonta ao terceiro milênio AC. Feitas de marfim, conchas e pedras, essas peças decorativas e abstratas estabeleceram a base para os mosaicos feitos milhares de anos depois na Grécia Antiga e no Império Romano.

O mosaico foi utilizado por diversos povos e culturas, mas foi no Império Bizantino que essa manifestação atingiu seu ápice. Ele era aplicado nas paredes e abóbodas das igrejas a fim de representar personagens e passagens bíblicas, além dos próprios imperadores.

Podemos traçar a origem dos mosaicos bizantinos da tradição grega de construção de estradas, uma vez que as estradas gregas eram frequentemente feitas com pequenos seixos organizados em padrões. No período helenístico, a arte do piso e paredes feita de seixos naturais era comum em espaços domésticos e públicos.