Qual é a função da oração?

Perguntado por: omedeiros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Dessa forma, a oração se caracteriza sintaticamente pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. A oração evidencia uma mensagem com sentido completo ou que pode ter sentido completo por meio da complementação com outras orações.

De acordo com a gramática portuguesa, esses termos são divididos em: Termos essenciais da oração: sujeito e o predicado da oração; Termos integrantes da oração: termos que integram e complementam o sentido da oração; Termos acessórios da oração: adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto.

Oração é uma frase que sempre contém um verbo ou uma locução verbal (dois ou mais verbo que equivalem a um só) e é formada por sujeito e predicado, ou apenas por predicado. Exemplos: Temo pela sua saúde. (Contém uma oração, cuja mensagem transmitida gira em torno do verbo temer.)

“Porque” é uma conjunção, ou seja, ele tem a função de ligar duas orações ou termos dentro destas. Além disso, ela pode expressar diferentes sentidos a partir dessa ligação.

Tipos de orações subordinadas

  • Oração subordinada substantiva subjetiva. ...
  • Oração subordinada substantiva predicativa. ...
  • Oração subordinada substantiva completiva nominal. ...
  • Oração subordinada substantiva objetiva direta. ...
  • Oração subordinada substantiva objetiva indireta. ...
  • Oração subordinada substantiva apositiva.

Na oração, sujeito e predicado funcionam assim: Exemplo 1: As ruas são intransitáveis.

Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.

Suplicar ou implorar; pedir insistentemente; solicitar com humildade: orava aos anjos; orou a caridade dos homens; orava com devoção.

Os tipos de oração

  1. Adoração. É aquele tipo de oração em que simplesmente adoramos a Deus. ...
  2. Ação de graças. É aquele tipo de oração em que nos dedicamos a agradecer a Deus por todas as suas bênçãos derramadas sobre nossas vidas; tanto fisicamente quanto espiritualmente. ...
  3. Confissão de pecado. ...
  4. Petição e súplica. ...
  5. Intercessão.

Como orar

  1. Comece a orar. Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. ...
  2. Converse com Deus. Fale com o coração e partilhe as suas esperanças e desejos, assim como as suas preocupações e problemas. ...
  3. Termine a sua oração. ...
  4. Aja de acordo com os seus desejos justos.

Ela vem de “orar”, que vem do Latim ORARE, de OS, “boca”, de uma base Indoeuropeia OR-, “pronunciar uma fórmula ritual”. Inicialmente significava “falar”, depois adquiriu particularmente o sentido “falar em público, discursar”. Daí vêm nossas palavras “oratória” e “orador”, bem como o verbo “orar”.

Oração de gratidão a Deus
Obrigado, Pai, por Teu perdão e por dar-me uma vida plena e abundante. Senhor, a Ti, que és o Criador de tudo o que sou e do que possuo, dedico a minha vida, clamando para que eu veja e faça sempre a Tua vontade, e que minhas obras honrem e glorifiquem o Teu Nome.