Qual é a frequência da voz humana?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 3 votos

No homem, as pregas vocais são mais grossas e mais elásticas e vibram em torno de 125 vezes por segundo (125Hz). Na mulher, as pregas são mais finas e tensas e, como conseqüência, vibram com maior freqüência (250Hz).

110 Hz

Durante uma fala normal, a taxa de vibração das pregas vocais pode variar a uma razão de 2:1 (uma oitava). Freqüências típicas Homem: 110 Hz; Mulher: 220 Hz; Crianças: 300 Hz.

160hz

GRAVE (40-160hz): Torna o som no ambiente mais envolvente. É onde estão as fundamentais do vigor musical e do grave, pode embolar e soar "bobo" facilmente em sistemas de áudio de baixa qualidade. As batidas estão nesta faixa de frequência.

A mais baixa frequência que pode dar a audibilidade a um ser humano é mais ou menos a de 20 hertz (vibrações por segundo), enquanto a mais alta se encontra entre 10 000 e 20 000 hertz, o que depende da idade do ouvinte (quanto mais idoso menores as frequências máximas ouvidas).

A freqüência fundamental corresponde ao número de ciclos com que a mucosa das pregas vocais vibra em um segundo. Na voz falada, oscila entre 100 Hz a 150 Hz no sexo masculino e entre 200 Hz a 300 Hz no feminino (NISHIZAWA et al., 1988).

Via de regra, as pessoas alcançam de uma e meia a duas oitavas na voz de peito e cerca de mais uma oitava nos outros registros.

No homem, as pregas vocais são mais grossas e mais elásticas e vibram em torno de 125 vezes por segundo (125Hz). Na mulher, as pregas são mais finas e tensas e, como conseqüência, vibram com maior freqüência (250Hz).

A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.

Quem costuma acordar com a voz especialmente grave pode imaginar como serão as manhãs do cantor estadunidense Tim Storms, detentor de recorde registrado no Guinness pela “nota mais grave já produzida por um ser humano”.

Intensidade, timbre e altura são características das ondas sonoras. A intensidade relaciona-se à potência, a altura à frequência e o timbre ao formato da onda sonora.

O timbre está associado à forma da onda e nos permite distinguir sons de mesma frequência, produzidos por instrumentos diferentes. O timbre é caracterizado pela composição de frequências que constituem a onda sonora emitida pelo instrumento. O timbre é também denominado qualidade do som.

A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popular- mente de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pulmões, que é o com- bustível para o som.

De maneira geral, a voz masculina é mais grave do que a voz feminina, porque os músculos vocais crescem mais nos homens do que nas mulheres. No entanto, na adolescência, o ajuste natural dos músculos pode não ocorrer, e o homem ficar com a voz aguda e a mulher com uma voz infantilizada.

Segundo, que seja adotado o padrão de 444 Hz, que seria muito mais "acusticamente agradável, instintivamente atraente, estimulante, refrescante espiritualmente, cientificamente ligada à reparação genética, e sem dúvida, mesmo ressoando amor puro".