O que significa aula teórico-prática?

Perguntado por: vfigueiroa . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 14 votos

Que se refere simultaneamente à teoria e à prática. Que diz respeito a qualquer estudo, análise, teoria que, concomitantemente, utiliza uma teoria e suas implicações práticas. Aquele que tem conhecimento de uma teoria e de maneira como ela se efetiva na prática.

As Atividades Teórico-Práticas são atividades realizadas fora do currículo padrão do curso e que contribuem para a formação acadêmica do aluno.

Na verdade, numa escola, a única diferença entre a teoria e a prática é o modo como se avaliam os alunos. Nas práticas, os alunos produzem um trabalho e são avaliados pelo modo como o produzem num processo contínuo; nas teóricas, os alunos assistem a aulas de exposição e são avaliados pontualmente através de exames.

Tipos de aulas práticas e o que elas proporcionam

  • Demonstrações práticas. As demonstrações práticas são atividades realizadas pelo professor, às quais o aluno assiste sem poder intervir. ...
  • Experimentos ilustrativos. São atividades que os alunos podem realizar por si mesmos. ...
  • Experimentos descritivos.

A aula prática facilita o aprendizado, na medida em que torna o conhecimento teórico uma realidade mais próxima do aluno. É o momento de assimilar melhor as informações adquiridas. Em sua maioria, os conceitos apresentados nas aulas teóricas são abstratos.

São 20 aulas práticas no total, que podem ser feitas todos os dias ou apenas algumas vezes na semana. Por isso, ela pode durar até dois meses – considerando feriados e fins de semana. Converse sempre com a autoescola e fale quais são suas possibilidades.

  1. Saiba como será a prova. Com certa antecedência, saiba como será a prova. ...
  2. Leia atentamente ao que é perguntado. ...
  3. Não leve suas dúvidas para casa. ...
  4. Faça o simulado quantas vezes achar necessário. ...
  5. Chegue cedo ao local da prova.

A atividade teórica é que possibilita, de modo indissociável, o conhecimento da realidade e o estabelecimento de finalidades para sua transformação. Mas, para produzir tal transformação, não é suficiente a atividade teórica, é preciso atuar praticamente.

O curso teórico tem o objetivo de ensinar os alunos fundamentos das leis de trânsito e trazer uma visão geral sobre como eles devem se comportar nas ruas quando estiverem com suas habilitações em mãos. O curso dura duas semanas, em média, e deve ser realizado de manhã, de tarde ou de noite.

De acordo com as Orientações Curriculares Nacionais, a prática profissional é compreendida como um componente curricular e se constitui em uma atividade articuladora entre o ensino, a pesquisa e a extensão, balizadora de uma formação integral de sujeitos para atuar no mundo em constantes mudanças e desafios.