Quantas partes se divide a música?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 4 votos

Costumamos dizer que a música é dividida em 3 partes: Harmonia, Melodia e Ritmo e o estudo dos Intervalos Musicais trata de duas dessas partes, a Harmonia e a Melodia. O Ritmo também trata da combinação de sons, mas foca em sua duração e nas infinitas possibilidades de combinações.

Descrição: Nessa aula o aluno aprenderá a identificar os quatro elementos da música: ritmo, melodia, harmonia e timbre.

Dentre eles se acham: ritmo, melodia, harmonia, timbre, textura e forma.

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Embora existam outras formas de organização do material sonoro (outras culturas fazem isso de maneiras muito interessantes), nossa música é estruturada utilizando os seguintes elementos: melodia, harmonia e ritmo.

Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Para que você entenda a importância deles na música, vamos explicar cada um deles.

A combinação destes elementos é a base de qualquer composição. Há outros como: timbre, altura, tempo, altura, textura, forma, etc. No entanto se você quer iniciar o estudo musical deve começar pelos três primeiros.

Os fundamentos básicos da teoria musical são:

  • Melodia.
  • Harmonia.
  • Ritmo.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas.

Melodia, harmonia e ritmo são três palavras que, geralmente, se referem a música. Mas diversas vezes, conversando com pessoas leigas e apreciadoras de música, percebo que não há certeza sobre o que essas palavras significam, como se dão nos sons.