Onde a voz é produzida?

Perguntado por: obelchior . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 7 votos

A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popular- mente de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pulmões, que é o com- bustível para o som.

Como funciona o aparelho fonador
O ar sai dos pulmões, penetra na traqueia e chega à laringe, onde se modifica ao passar pelas chamadas pregas vocais (ou cordas vocais). Quando as pregas vocais estão aproximadas, vibram à passagem do ar, produzindo sons que são chamados de sonoros.

Principais recursos

  1. Personalize e use estilos de falar emocionais.
  2. Crie voz-de-off conversacionais usando diferentes vozes.
  3. Ajuste finamente a taxa, o tom, o ênfase e as pausas.
  4. Salve e reutilize pronúncias personalizadas.
  5. Ouça e visualize o texto antes de convertê-lo em fala.

A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.

A vibração é o que faz com que a voz seja produzida, e junto com o movimento de abrir e fechar, é responsável pela ativação da voz, a que chamamos de fonação. O movimento de esticar e contrair é o que faz com que modulemos a nossa voz, ou seja, que consigamos falar e cantar notas diferentes, agudas e graves.

Basicamente, a laringe serve para proteger as vias aéreas inferiores e não deixar que nenhum alimento, saliva ou outra substância cheguem aos pulmões.

Laringe e faringe são duas estruturas encontradas na região do pescoço. A grande diferença é que a faringe faz parte do canal alimentar, que se estende da boca até o esôfago; já a laringe está acima da traqueia (órgão do sistema respiratório que garante a passagem de ar para os pulmões).

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais. Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais. Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

Como a laringe atua na produção da voz? Na parte interior da laringe, estão as cordas vocais, ou pregas vocais, que ao vibrarem são responsáveis pela diferenciação dos sons emitidos na voz humana. As cordas vocais são fibras que se distendem ou relaxam pela ação dos músculos da laringe.

Trata-se da VALL-E, uma tecnologia capaz de imitar qualquer voz humana utilizando somente uma amostra de três segundos. Além da fala, a IA consegue reproduzir as emoções e o tom de voz de uma pessoa — até mesmo ao pronunciar palavras que o indivíduo não disse originalmente.

Qualquer corpo elástico capaz de vibrar rapidamente pode produzir som e, nesse caso, recebe o nome de fonte sonora. Em geral percebemos o som através de variações de pressão no ar que atingem nosso ouvido.

O estado físico dos materiais influencia na velocidade do som, sendo que se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente nos gases. A velocidade do som sofre ainda a influência da temperatura, de forma que quanto mais elevada ela for, mais rapidamente o som se propaga.

Qualquer corpo elástico capaz de vibrar pode produzir um som e nesse caso, recebe o nome de fonte sonora, alguns exemplos são o diafragma de alto-falante e o diapasão.

O pulmão produz um fluxo de ar que funciona como um combustível para gerar a voz. Este ar é expulso dos pulmões pelo diafragma e passa pelas pregas vocais, que estão em adução (fechadas), fazendo-as vibrarem - por causa da pressão de ar.