Qual é a fórmula para calcular o volume?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 9 votos

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.

O volume de um cilindro é π r² h, e a área da sua superfície é 2π r h + 2π r². Aprende a usar estas fórmulas para resolveres um problema de exemplo.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

O volume de uma porção do fluido num tubo pode ser escrito como V = A d V=Ad V=AdV, equals, A, d, onde A é a área da seção transversal do fluido e d é a largura desta porção de fluido, veja o diagrama abaixo.

1 m³ equivale ao espaço que um cubo de 1 metro de aresta ocupa. Para saber o valor dessa capacidade, é preciso multiplicar o valor do comprimento, da altura e da largura do cubo em questão.

Além do metro cúbico, existem seus múltiplos (decâmetro cúbico, hectometro cúbico e quilômetro cúbico) e submúltiplos (decímetro cúbico, centímetro cúbico e milímetro cúbico). É importante relacionar as medidas de volume com as medidas de capacidade, que é medida em litro (1 m³ corresponde a 1.000 litros).

Fórmula para calcular o volume de uma caixa
O volume de uma caixa é obtido pela multiplicação de três medidas: comprimento, largura e altura. As três medidas devem de ser expressas na mesma unidade de medida, seja em milímetros, centímetros ou metros.

Por definição, cada decímetro cúbico (dm³) equivale a 1 litro, assim, 1 metro cúbico (m³) equivale a 1000 litros. Desta maneira, para converter alguma medida de m³ para litros, para multiplica-la por 1000 e para converter de litros para m³, basta dividi-la por 1000.

O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro.

O volume do cilindro de altura h e raio da base r é dado por: V=π⋅r2⋅h.