Como calcular a área e o volume de um prisma?

Perguntado por: aaparicio8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 10 votos

Podemos calcular a área de um prisma somando as áreas de todas as suas faces e podemos calcular seu volume usando a fórmula V=Bh, onde B é a área da base e h é a altura do prisma.

A área do prisma pode ser calculada pela soma de sua área lateral com as áreas das bases. O processo de cálculo dessas áreas acaba sendo facilitado porque as duas bases de um prisma são iguais, bastando, portanto, calcular a área de uma base e multiplicar o resultado por 2.

O volume do prisma é igual ao produto da área da base pela altura, quer ele seja oblíquo ou reto.

Podemos calcular o volume do prisma multiplicando a área da base pela altura do prisma. Sabemos que os prismas triangulares têm bases triangulares e também sabemos que a área de qualquer triângulo é calculada multiplicando a metade do comprimento da base pelo comprimento da altura.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

O volume do prisma é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura.

Para calcular o volume de um prisma retangular, multiplicamos o comprimento do prisma por sua largura e também por sua altura.

Para calcular o volume de um prisma retangular, multiplica-se as suas 3 dimensões: comprimento x largura x altura. O volume é expresso em unidades cúbicas.

Calculamos o volume da pirâmide quando multiplicamos a área da sua base pela sua altura e dividimos por três. A base da pirâmide é formada sempre por um polígono. O volume da pirâmide é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura, dividindo por três.

Como foi mostrado acima, a fórmula para a área de superfície de um prisma triangular é: (A * b), onde A é a altura do triângulo; b é a base do triângulo. Por exemplo: A = 2 cm eb = 4 cm.

Para calcular o volume de um prisma triangular use a fórmula V = (1/2 x a x l) x h, onde a representa a altura do triângulo da base do prisma, l representa o tamanho do lado do triângulo de onde foi prolongada a altura e h representa a altura do prisma. Calcule a área da base do prisma.