Como calcular um prisma triangular?

Perguntado por: aornelas6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 5 votos

O volume de um prisma triangular pode ser encontrado multiplicando a área da base pelo comprimento da altura do prisma. A base desses prismas é um triângulo, então temos que encontrar a área do triângulo.

A = 2b(h1 + 2h)
h1 é o comprimento da base do prisma; h é o comprimento da face lateral.

A área de um prisma é calculada a partir da soma entre as áreas das laterais do prisma e o dobro da área de sua base.

Desta forma: V = A x h. Sendo que A é igual o cálculo da área da base. Assim, devemos observar primeiro o formato da base que sustenta o objeto. Se a base for triangular (3 lados) deverá ser utilizado o cálculo da área do triângulo, para posteriormente multiplicar o resultado pela altura.

A área do prisma pode ser calculada pela soma de sua área lateral com as áreas das bases. O processo de cálculo dessas áreas acaba sendo facilitado porque as duas bases de um prisma são iguais, bastando, portanto, calcular a área de uma base e multiplicar o resultado por 2.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Podemos calcular a área de um prisma somando as áreas de todas as suas faces e podemos calcular seu volume usando a fórmula V=Bh, onde B é a área da base e h é a altura do prisma.

É um prisma reto cujas bases são regiões poligonais regulares. Exemplos: Um prisma triangular regular é um prisma reto cuja base é um triângulo equilátero.

O volume do prisma é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura.

Para calcular o volume de um prisma retangular, multiplicamos o comprimento do prisma por sua largura e também por sua altura.