Qual é a estação do ano que menos chove?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Inverno

Inverno: representa um período de temperaturas mais amenas em algumas localidades e temperaturas elevadas em outras. Essa estação compreende os meses de junho a setembro. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, essa estação representa o período de menor índice pluviométrico do ano.

outono

O outono é caracterizado por ser uma estação fria e seca. A sua principal qualidade é a diminuição gradativa das temperaturas assim como do regime de chuvas. No Hemisfério Norte, a ocorrência do outono é mais perceptível em razão da vegetação temperada, cujas plantas amarelam e perdem as folhas ao longo dessa estação.

Estações do ano no Hemisfério Sul – 2020

Início
Outono20 de março de 2020 às 00h50min
Inverno20 de junho de 2020 às 18h44min
Primavera22 de setembro de 2020 às 10h31min
Verão21 de dezembro de 2020 às 07h02min

O aumento na frequência das chuvas se propaga gradativamente para o Centro-Norte e Leste, de forma que no início de novembro, todo o Estado já se encontra com a estação chuvosa estabelecida. O trimestre novembro a janeiro é frequentemente o mais chuvoso do ano.

No Brasil, o período chuvoso começa em outubro e perdura até março. No fim de 2021, nos deparamos com os desastres causados pelas chuvas na Bahia e em Minas, e que permanecem no início deste ano. O ocorrido levou o Poder Executivo a decretar situação de emergência em mais de 300 municípios mineiros.

Diferentes regimes de chuva são identificados no Nordeste do Brasil, mas de maneira geral a estação seca ocorre de setembro a dezembro.

No Hemisfério Sul, o inverno começa às 11h58 do dia 21 de junho de 2023 e termina às 3h50 do dia 23 de setembro. Veja o prognóstico climático produzido pelo Inmet em parceria com o Inpe.

Resposta: praticamente no Brasil todo, chove mais nos meses do verão, correspondentes a Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Os meses que chovem menos são os correspondentes ao inverno, ou seja, Junho, Julho e Agosto.

Verão brasileiro pode ter 'graus a mais'
Mas, em 2023, o país será afetado pelo fenômeno climático El Niño, que contribui para uma primavera e verão com temperaturas em torno ou acima da média, favorecendo períodos prolongados de calor mais intenso.

O verão 2024 se desenha muito quente com temperatura acima da média no Sul do país, com dias abafados, noites mais quentes e maior frequência de tempestades de verão. É elevado o risco de ondas de calor no Sul do Brasil no próximo verão, em particular no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e do Paraná.

Sem chuvas: junho, julho e agosto são os meses com menos chuvas em São Paulo.

O estio volta a predominar em agosto, e entre outubro e dezembro é registrado o tempo mais firme, com chuvinhas rápidas e espaçadas.

O período de menor precipitação vai de maio a setembro.

O mês de Setembro se inicia com temperaturas abaixo da média no Sul, Sudeste e boa parte do Nordeste. A tendência de temperaturas mais baixas que o normal se mantém na região Sul, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo durante a maior parte do mês.

Fevereiro

Fevereiro de 2023 foi o mês mais chuvoso dos últimos quatro anos nas represas do Alto Tietê, mostra levantamento.

Em setembro, o destaque é a chuva acima da média em São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.