Qual é a diferença entre volume e capacidade?

Perguntado por: acustodio3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Mas, antes de conhecer as unidades de medidas de capacidade é importante fazer a distinção entre alguns termos. Quando falarmos em volume, estamos nos referindo ao espaço que um corpo é capaz de ocupar. Mas ao falar de capacidade, estamos nos referindo ao volume de líquido que pode ser acomodado dentro do recipiente.

Resumindo, capacidade é o volume interno de um recipiente. As unidades de volume mais utilizadas são o metro cúbico ( ), o decímetro cúbico ( ) e o centímetro cúbico ( ). As medidas de capacidade mais utilizadas são o litro ( ), o decilitro ( ) e o centilitro ( ).

Volume é o corpo vazio. Capacidade é a quantidade de líquido que vai encher este vazio, isto é, a quantidade de líquido que vai encher este Volume.

As medidas de volume são responsáveis por determinar qual a capacidade de volume de um determinado corpo sólido. Ela mede o quanto de volume esse corpo pode armazenar. O Sistema Internacional de Medidas (SI) define que as medidas de volume são definidas por metro cúbico, apresentada assim: m³.

Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.

o volume é a medida do espaço ocupado por um objeto já a capacidade está ligada ao volume interno de um recipiente. quando a gente fala de capacidade de fala capacidade de um vasilhame de refrigerante suco a capacidade de uma caixa d'água de uma piscina.

Medidas de Capacidade
A unidade de medida de capacidade mais utilizada é o litro (l). São ainda usadas o galão, o barril, o quarto, entre outras. Os múltiplos e submúltiplos do litro são: quilolitro (kl), hectolitro (hl), decalitro (dal), decilitro (dl), centilitro (cl), mililitro (ml).

A capacidade nada mais é do que o volume interno de um recipiente. Por exemplo, se eu tiver um copo aqui e o volume desse copo é o quanto ele ocupa no espaço. E o volume do interior desse copo é o que chamamos de capacidade. Basicamente, é o quanto ele pode reter as coisas.

Volume é o espaço que uma massa ocupa em um objeto, é a quantidade que há de matéria em um corpo, que pode variar em diversos itens como temperatura, pressão atmosférica e peso do objeto, bem como se ele está em movimento ou não. A densidade é a relação direta que existe entre a massa e o volume de algum objeto.

Massa: é a quantidade de matéria que temos em uma determinada amostra. Sua unidade é o quilograma (kg) pelo Sistema Internacional de Unidades (SI). Volume: espaço ocupado pela amostra de matéria.

1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro. 1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml). Uma lata de refrigerante contém 350 ml de líquido, dessa forma podemos dizer que o seu volume é igual a 350 cm³.

O volume é o espaço que é ocupado por alguma substância, é a determinação de qual volume pode ser ocupado dentro de um objeto ou de espaço. É importante saber que o volume pode ser calculado para recipientes ou estruturas que tenham determinados formatos, como é o caso de cubos, cilindros ou pirâmides.

Cada litro corresponde a 1 decímetro cúbico ou também a 0,001 metro cúbico. Como referência, 1 litro de água corresponde aproximadamente a 1 quilograma da mesma substância, uma vez que a densidade da água se aproxima de 1 kg/l. A milésima parte de um litro (0,001) é o mililitro (ml ou mL).