O que e a transformação da matéria?

Perguntado por: rchaves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

As transformações da matéria são as modificações que ela pode sofrer com ou sem mudança de sua composição. Toda e qualquer modificação que ocorre com a matéria pode ser considerada um fenômeno. Esses fenômenos podem ser físicos ou químicos.

Transformações da Matéria
Os fenômenos químicos são aqueles em que ocorre alteração da natureza da matéria, ou seja, da sua composição, dando origem a novas substâncias. Como exemplo temos a queima de um pedaço de papel, que é formado a partir da celulose.

Transformação é a ação e o efeito de transformar (fazer algo ou alguém mudar de forma, transmutar algo noutra coisa). O termo deriva do vocábulo latim transformatĭo.

Quando falamos sobre uma transformação física, nos referimos às situações em que pode haver uma mudança nas propriedades da substância, mas não temos uma mudança na composição dela. Enquanto em uma transformação química, você realmente tem uma mudança na composição.

transformações químicas que ocorrem por ação do calor (termólises), por ação da luz (fotólises), por ação mecânica, por ação da corrente elétrica (eletrólises) e por junção de substâncias.

A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

- Vaporização ou Ebulição: mudança do estado líquido para o estado gasoso; - Condensação ou Liquefação: mudança do estado gasoso para o estado líquido; - Solidificação: mudança do estado líquido para o estado sólido; - Sublimação: mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa.

Os tipos são:

  • Transformação isobárica: mudança com pressão constante;
  • Transformação isotérmica: mudança com temperatura constante;
  • Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica: mudança com volume constante.

As mudanças de estado físico (fusão, vaporização, sublimação, solidificação e condensação) são exemplos de transformações físicas pois não há formação de novas substâncias.

Em Química, as expressões transformação química e reação química são, em tese, sinônimas, pois se referem a um mesmo conceito, conforme já mencionamos. O mesmo não acontece com transformação física.

Uma transformação física é diferente de uma transformação química porque: em uma transformação química novas substâncias são formadas, já a transformação física altera a forma do material, mas sua composição é a mesma.

As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias. Os seja, as substâncias continuam a ser as mesmas, poderão apenas estar mais divididas, por exemplo, ou mudarem de estado físico. Exemplos de transformações físicas: Um papel que se rasga.

Tipos de Transformações Químicas

  • Formação de precipitado amarelo de iodeto de chumbo.
  • Fotossíntese.
  • Cozimento de alimentos.
  • Acender um palito de fósforo.
  • Eletrólise.

Por exemplo, o derretimento do gelo é um fenômeno físico, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água. A queima da madeira é um fenômeno químico, que ocorre por meio de uma reação de combustão enquanto a madeira (combustível) inflama.

A digestão dos alimentos, o amadurecimento das frutas, o cozimento dos alimentos, o enferrujamento do ferro, a queima de um papel, a efervescência de um antiácido e o derretimento do gelo são apenas alguns exemplos das muitas transformações da matéria que ocorrem o tempo todo.

Exemplos de transformações químicas:

  • um prego que se enferruja;
  • a queima de uma folha de papel;
  • uma comida que estraga;
  • um vinho que azeda;
  • formação de gás na massa de um bolo ou de um pão.