Por que o ar é considerado uma matéria?
Como todas as coisas que conhecemos, o ar é composto de matéria, afinal é formado por diversos gases, formados por átomos. Então, o ar tem massa e ocupa espaço.
Como justificar que o ar é matéria
O ar é matéria, tem massa e peso. Como matéria o ar ocupa todo o espaço do ambiente que não exista outra matéria.
Por que você acha que o ar é matéria Cite uma prova
O ar atmosférico que respiramos, por exemplo, também é matéria. Apesar de não conseguirmos ver, o ar tem peso e ocupa espaço. Prova disso é que, quando enchemos um balão, ele ganha volume e, se colocarmos um balão vazio e um cheio em uma balança, poderemos ver que o balão cheio de ar é um pouco mais pesado.
Qual a matéria do ar
Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.
O que caracteriza o ar
O ar é a mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra. Ele é composto principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio. Os demais gases incluem gases de efeito estufa como vapor de água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. Ar filtrado contém traços de vários outros compostos químicos.
O que comprova a existência do ar
Podemos perceber a existência do ar quando ele se move na forma de vento, quando enchemos um balão ou um pneu. Além disso, sem o ar não conseguirmos ouvir sons, pois ele é um dos meios pelos quais o som se propaga.
O que não é uma matéria
Matéria é tudo aquilo que tem massa e volume, sendo a unidade fundamental de todos os objetos físicos. Tudo que você pode tocar ou sentir, como o ar, uma árvore, animais e você, são feitos de matéria. Em contrapartida, tudo que não é matéria é chamado de energia. É o caso de luz, calor, radiação, etc.
O que é matéria de um exemplo
A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.
O que pode se apresentar a matéria
A matéria pode se apresentar em três estados físicos, dependendo do maior ou menor grau de agregação entre elas: sólido, líquido e gasoso.
Quais são os 8 estados da matéria
Existem sete no total, confira:
- Sólido. Nesse estado físico, as moléculas ficam muito próximas umas das outras, dando à matéria uma forma determinada, fixa, com um volume que não se expande nem se comprime. ...
- Líquido. ...
- Gasoso. ...
- Plasma. ...
- Condensado de Bose-Einstein. ...
- Gás fermiônico. ...
- Super fluído de polarations.
Porque o ar que respiramos é uma mistura
O ar que respiramos é um exemplo de mistura homogênea, pois o mesmo contém uma mistura de gases (oxigênio, nitrogênio, argônio, gás carbônico, etc), sendo o nitrogênio o solvente dos outros gases, sendo importante ressaltar que toda mistura gasosa é homogênea mesmo nos casos onde se utilizam gases coloridos.
Qual é a origem do ar
Estima-se que a atmosfera terrestre tenha surgido há cerca de quatro bilhões de anos. Essa camada de gás formou-se quando o planeta Terra, depois de um elevado aquecimento, resfriou-se. Vapor d'água, gases e outros elementos provenientes do interior da Terra emergiram.
É possível ver o ar
Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro). Mas existe, tem peso e ocupa espaço.