Como funciona o princípio da inércia?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

A primeira lei de Newton, também conhecida como princípio da inércia, afirma que todo corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo e uniforme caso as forças que atuem sobre ele se anulem.

Inércia é a propriedade de todo e qualquer corpo que faz com que ele permaneça parado ou em MRU, exceto se alguma força atua sobre ele. Inércia é a propriedade de todo e qualquer corpo associada à maior ou menor variação de velocidade quando alguma força atua sobre ele.

Temos muitos exemplos da lei da inércia. Por exemplo, quando um ônibus breca a tendência dos passageiros é permanecerem com a mesma velocidade. Mas o ônibus reduziu a sua velocidade então os objetos são deslocados para frente. O mesmo ocorre com as pessoas no interior de um ônibus, por exemplo.

Um deles consiste em apoiar um pequeno pedaço de cartolina em cima de um copo. Em seguida, coloca-se uma moeda em cima da cartolina. Ao puxarmos ou empurrarmos rapidamente a cartolina, a moeda cairá em linha reta, dentro do copo. Isso ocorre graças à inércia da moeda, ou seja, à sua tendência de permanecer em repouso.

Segundo essa lei, um corpo que esteja em repouso permanecerá em repouso a não ser que uma força resultante não nula atue sobre ele. O mesmo acontece com um corpo que esteja em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Ele não mudará a sua velocidade a menos que uma força resultante não nula aja sobre ele.

Esse estado inicial só pode ser alterado por uma força. A inércia é a tendência natural de um objeto em resistir a alterações em seu estado original de repouso ou movimento. Em outras palavras, um objeto parado sempre tende a permanecer parado, e um corpo em movimento tende a manter o movimento.

1ª lei de Newton: lei da inércia
A primeira lei de Newton afirma que todo corpo apresenta a tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, caso a resultante das forças que atuam sobre ele seja nula.

Inércia consiste na tendência natural que um objeto possui de resistir a mudanças do seu estado original de movimento ou repouso. Isso significa que um objeto que está parado tende a se manter parado, enquanto um corpo que está em movimento tende a manter o movimento.

Galileu Galilei

A lei ou princípio da inércia foi formulada pela primeira vez em 1609 pelo físico e astrónomo italiano Galileu Galilei.

Exemplos da segunda lei de Newton
Em nosso cotidiano, encontramos diversos casos da segunda lei de Newton em ação. Por exemplo, quando empurramos um objeto, como podemos ver na imagem, fazemos força sobre ele a fim de movê-lo. Contudo, quanto mais massa tiver esse objeto, maior será a força empregada sobre ele.

É a capacidade de resistir à mudança de movimento.

Cálculo da inércia
De acordo com a 2ª lei de Newton, a inércia de um corpo pode ser calculada pela razão entre a força aplicada e a aceleração que é obtida mediante a aplicação dessa força. A inércia mede a razão entre a força aplicada e a aceleração obtida.

As Leis de Newton são os princípios fundamentais usados para analisar o movimento dos corpos. Juntas, elas formam a base da fundamentação da mecânica clássica.

Entende-se que uma partícula está em equilíbrio quando a soma de todas as forças atuantes é igual a zero, ou seja, a resultante das forças é nula. Isso ocorre quando a partícula está em repouso – equilíbrio estático – ou em movimento retilíneo uniforme (MRU) – equilíbrio dinâmico.