Qual e a definição de matéria e energia?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa é matéria. A energia é a capacidade de causar a mudança ou fazer o trabalho. O calor que nos aquece, a luz do Sol, de outras estrelas ou das lâmpadas, são formas de energia.

Conclusão: podemos classificar como matéria tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e, como energia, o que não ocupa lugar no espaço, mas mexe com nossos sentidos e também transforma as diferentes quantidades e tipos de matéria.

São exemplos de matéria: árvores, estrelas, ar, água, animais, plantas, ouro, granito, ferro, etc. No estudo do universo, aquilo que não é classificado como matéria é chamado de energia. Sendo assim, a luz, o calor e a radiação são energia e não matéria.

Segundo a relatividade especial, matéria e energia são interconversíveis: é possível transformar matéria (ou massa) em energia e vice-versa. Em vez de ser algo que corpos materiais têm, energia passou a ser algo que eles são. Massa é energia e energia pode ser massa.

CONCLUSÃO. Portanto, a energia é definida como uma força capaz de produzir movimento. Já a matéria possui massa e ocupa espaço, quando essa matéria recebe uma função deixa de ser corpo e passa a ser objeto.

Matéria é tudo aquilo que tem massa e volume, sendo a unidade fundamental de todos os objetos físicos. Tudo que você pode tocar ou sentir, como o ar, uma árvore, animais e você, são feitos de matéria. Em contrapartida, tudo que não é matéria é chamado de energia.

A palavra energia deriva do grego "enérgeia,as"; pelo francês "énergie", que significa força capaz de fazer uma ação.

As transformações da matéria são as modificações que ela pode sofrer com ou sem mudança de sua composição. Toda e qualquer modificação que ocorre com a matéria pode ser considerada um fenômeno. Esses fenômenos podem ser físicos ou químicos.

A matéria é tudo o que possui massa e ocupa espaço, como sólidos, líquidos e gases. A energia, por sua vez, é uma propriedade que um sistema físico tem de realizar trabalho, ou seja, de produzir movimento ou calor.

A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

Existem cinco tipos de energia na natureza: térmica, elétrica, mecânica, radiante e química. Cada uma é responsável por uma ação diferente, como a realização de movimento, a produção de trabalho e o envio de luz para casas, prédios e estabelecimentos comerciais.

Assim, 380 mil anos após o Big Bang, os elétrons começaram a se alojar ao redor dos núcleos atômicos. Dessa união nasceram os primeiros átomos, componentes estes de toda a matéria que conhecemos.

Nas aulas de física do colégio nos ensinam que, por definição, matéria é “tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço”. A luz, por outro lado, é formada por partículas sem massa, batizadas de fótons.

Não há uma definição exata para energia, mas podemos dizer que ela está associada à capacidade de produção de ação e/ou movimento e manifesta-se de muitas formas diferentes, como movimento de corpos, calor, eletricidade etc. Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída.

Energia é uma grandeza física que se conserva, isto é, a quantidade total de energia nunca muda. Em termos diferentes, entende-se que energia é a capacidade de realizar trabalho. Existem diversas formas de energia intercambiáveis entre si, ou seja, que podem transformar-se umas nas outras.

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).