O que e massa e o que e matéria?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa. A massa é dita por alguns como sendo a quantidade de matéria em um objeto e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas esta definição confunde massa com matéria, que não são a mesma coisa.

Matéria é tudo que tem massa e volume e que, portanto, ocupa lugar no espaço.

A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.

Matéria é tudo aquilo que tem massa e volume, sendo a unidade fundamental de todos os objetos físicos. Tudo que você pode tocar ou sentir, como o ar, uma árvore, animais e você, são feitos de matéria. Em contrapartida, tudo que não é matéria é chamado de energia. É o caso de luz, calor, radiação, etc.

O que é massa? A massa de uma substância ou objeto é uma medida direta da quantidade de matéria da substância ou objeto. Por exemplo: Uma garrafa cheia de chumbo tem uma massa maior do que a mesma garrafa cheia de algodão. Isso significa que a garrafa cheia de chumbo tem mais matéria do que a garrafa cheia de algodão.

São exemplos de matéria: árvores, estrelas, ar, água, animais, plantas, ouro, granito, ferro, etc. No estudo do universo, aquilo que não é classificado como matéria é chamado de energia. Sendo assim, a luz, o calor e a radiação são energia e não matéria.

A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

A matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui.

Assim, 380 mil anos após o Big Bang, os elétrons começaram a se alojar ao redor dos núcleos atômicos. Dessa união nasceram os primeiros átomos, componentes estes de toda a matéria que conhecemos.

São elas: massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade. Lembre-se que matéria é tudo aquilo que tem massa, ocupa um lugar no espaço, e é formado por pequenas partículas (átomos e moléculas).

Apesar de não ser um conceito tão fácil de ser definido, a maioria dos autores concorda que matéria no estudo de Química é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço, apresentando volume e massa. Exemplo: uma árvore, o ar, a água, as nuvens, o nosso próprio corpo, a terra, tudo isso são exemplos de matéria.

Os estados sólido, líquido e gasoso são os mais conhecidos deles, mas há também o plasma, o Condensado de Bose-Einstein, o Gás fermiônico e o Super fluído de polarations. A proximidade e o grau de agitação das moléculas que compõem a matéria é que definem o seu estado físico.

Como todas as coisas que conhecemos, o ar é composto de matéria, afinal é formado por diversos gases, formados por átomos. Então, o ar tem massa e ocupa espaço. Exemplo: Ao soprarmos um balão de aniversário ele fica cheio de ar e ocupa mais espaço.

A massa (m) é uma grandeza escalar positiva e invariável, a qual mede a inércia (propriedade dos corpos em permanecerem em movimento acelerado ou retardado) dos corpos, ou seja, a quantidade de matéria presente num corpo.

Os diferentes tipos de massa

  • Massas secas. Este é provavelmente o tipo de massa mais conhecido. ...
  • Massas frescas. Possuem uma consistência mais leve a macia e são muito comuns na preparação de ravioli, lasanha e tagliatelle.
  • Massas Pré-cozidas. ...
  • Massas instantâneas.