Qual é a diferença entre poder e autoridade?

Perguntado por: esanches2 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 15 votos

PODER é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. AUTORIDADE é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influência pessoal.

Poder não é mesma coisa que autoridade. Todos conhecemos líderes que têm poder, ocupam a caixinha superior do organograma, mas não possuem autoridade. Ou seja, carecem de expressão ou sumidade para lá estar.

O poder é faculdade entregue a algumas pessoas por consequência de suas posições de liderança, enquanto a autoridade é uma habilidade que deve ser desenvolvida. Portanto, é perfeitamente possível (e muito comum) que alguém possua poder, mas não possua autoridade.

Ou seja, a autoridade é o poder de influenciar pessoas positivamente para que elas cumpram o que é solicitado de forma proativa e motivada. Esse é o melhor cenário de liderança em uma empresa, pois, com isso, é mais fácil manter os colaboradores motivados e produzindo resultados de forma espontânea.

Poder de posição ou autoridade formal: Líder nomeado tem um papel organizacional específico, tais como executivo, gerente, supervisor etc. Ou ainda os lideres naturais, recebe o poder devido a sua capacidade de conseguir realizar uma tarefa ou a manutenção dentro do grupo social.

Poder é o direito de deliberar, agir, mandar e, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, a posse de um domínio, da influência ou da força. Poder é um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas.

O poder é um potencial influencial que pode ou não ser realizado. A autoridade é o poder legítimo, isto é, o poder que tem uma pessoa em virtude do seu papel ou posição em uma estrutura organizacional, é, portanto, o poder legal e socialmente aceito.

1 Direito ou poder de mandar, de ordenar, de decidir, de se fazer obedecer. 2 Sociol Forma de controle baseado no poder atribuído a determinadas posições ou cargos; superioridade advinda dessa posição ou cargo. 3 Representante do governo de um país; indivíduo ocupante de cargo público, investido de poder oficial.

Usemos o poder e a autoridade que Jesus nos deu (Lc 9,1-6) Jesus confere aos Seus Doze poder e autoridade. O Mestre nos confere poder e autoridade sobre os espíritos malignos, para nos dizer que nenhuma força que vem do mal pode nem deve ser maior do que aquilo que é o Reino de Deus.

As igrejas cristãs consideram a questão da autoridade — o direito divino de pregar, agir em nome de Deus e dirigir a Igreja do Senhor de diferentes maneiras. Algumas, como as igrejas Católica Romana, Ortodoxa e Copta enfatizam uma linha contínua de autoridade vinda dos primeiros apóstolos.

Ele as divide em três tipos: a autoridade tradicional, a autoridade carismática e a autoridade racional-legal.

Por autoridade entende-se a pessoa física investida de poder de decisão dentro da esfera de competência que lhe é atribuída pela norma legal. Deve-se distinguir autoridade pública do simples agente público .

O poder é habitualmente legitimado através da autoridade. Enquanto "legitimidade" pressupõe consenso mais ou menos generalizado, a legitimação refere-se ao modo de obtenção desse consenso entre os membros de uma coletividade. Um monarca absoluto, por exemplo, era legitimado com base no direito divino dos reis.

As cinco bases de poder apresentadas são: o poder de recompensa, o poder coercitivo, o poder legítimo, o poder de referência e o poder de especialista.