Qual é a diferença entre os artigos 155 e 157 do Código Penal brasileiro?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 3 votos

157 do Código Penal) são dois tipos de crimes que envolvem a subtração de coisas alheias móveis. Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel -Pena: reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Roubo ocorre com ameaça e violência. Ex: Assalto com arma... O crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência.

O que é 157:
Por este motivo, o código 157 se transformou em uma gíria popular, utilizada principalmente entre os criminosos, para descrever a ação de assaltar alguém.

Os crimes que normalmente queremos nos referir quando dizemos assalto são, na verdade, o furto (quando não há nem violência nem grave ameaça) e o roubo (quando há violência e/ou grave ameaça).

Assalto, sem ser à mão armada. Ontem eu fiz um 155 na casa do vizinho.

É o que ocorre no furto privilegiado, previsto no artigo 155, §2º do CP. § 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

II - se há destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum. § 2º-B. Se a violência ou grave ameaça é exercida com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido, aplica-se em dobro a pena prevista no caput deste artigo.

157, do Código Penal) ou estupro (art. 213, do Código Penal). Para determinar o valor da fiança, a autoridade deve levar em consideração a gravidade da infração penal, as condições de vida e financeira do acusado, como também as custas que o processo provavelmente terá até o final do julgamento.

O furto simples e qualificado são modalidades distintas de subtração de bens, com características e consequências legais diferentes. Enquanto o furto simples ocorre de forma sorrateira, sem violência ou grave ameaça, o furto qualificado envolve circunstâncias que tornam o crime mais grave.

No artigo artigo 244 do Código Penal, está previsto o crime de abandono material, que se configura quando a pessoa que tem a obrigação de providenciar ajuda financeira para parentes (seu cônjuge, filhos menores ou até pais idosos) em necessidade, deixa de fazê-lo, sem dar um motivo razoável.

No direito penal, furto (art. 155 do Código Penal) e roubo (art. 157 do Código Penal) são dois tipos de crimes que envolvem a subtração de coisas alheias móveis.

Furto qualificado, segundo o Código Penal, artigo 155, é aquele em que ocorre a destruição ou rompimento de obstáculo; abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza; emprego de chave falsa ou mediante concurso de duas ou mais pessoas.

Reúna todas as informações relevantes: É importante que você reúna todas as informações relevantes para o seu caso, incluindo evidências que possam comprovar a sua inocência. Se você tem testemunhas que possam confirmar sua versão dos fatos, certifique-se de que elas estejam disponíveis e dispostas a testemunhar.

O Art. 155 do Código Penal se consuma com o assenhoramento definitivo da coisa, com animus rem sibi habendi (intenção de ter para si ou para outrém).

Art. 151 - Devassar indevidamente o conteúdo de correspondência fechada, dirigida a outrem: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.