Qual é a diferença de emissão e expedição?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Emissão é o ato de emitir (“imprimir”) o documento, e expedição é referente à data de emissão. Se estiver falando sobre a DATA da emissão ou expedição sim, é a mesma coisa.

A data de emissão do registro geral é o dia em que o documento foi emitido. Ou seja, a data que ele é considerado válido. Ela também é chamada de data de expedição.

A data de emissão representa o dia, mês e ano em que um documento foi expedido pela entidade emissora. A data de expedição, como também é conhecida, terá sido a data em que o órgão emissor competente realizou o seu despacho assim que o documento estava pronto.

A data de expedição fica informada na parte superior direita do documento, ao lado do número do RG.

O termo órgão emissor ou expedidor diz respeito à instituição pública que realiza o registro e a emissão de algum documento - entram nisso a sua carteira de RG, a carteira de habilitação para dirigir, certidão de nascimento, passaporte, entre outros.

Na sua Carteira de Identidade, descubra a data de emissão no verso da cédula. Este dado fica na parte superior, do lado direito do documento, em frente ao número do Registro Geral.

Após a seleção da expedição do documento, serão habilitados os campos para indicação da parte objeto da decisão e a data limite de cumprimento (possível prescrição), se for prisão. Em caso de prisão temporária, há mais de um campo para indicação do prazo de prisão.

Na logística, a expedição é um conjunto de tarefas sequenciais que envolvem o preparo e a embalagem de produtos que serão enviados para o consumidor. Ou seja, é o último contato que o armazém tem com a mercadoria após receber o material, estocá-lo e separá-lo para a etapa seguinte que é a expedição.

Quem já se perguntou o que é órgão emissor do RG, entenda que ele é um órgão público. Um exemplo é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado ou Unidade Federativa (UF). Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.

Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública é a responsável pela administração das polícias em todo o Estado de São Paulo. A chefia geral da organização policial é competência do secretário da Segurança Pública – escolhido e nomeado pelo Governador do Estado.

A Carteira de Identidade Nacional é válida em todo o país e aceita legalmente, inclusive no formato digital. O prazo de validade varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças até 11 anos de idade e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. A partir dos 60 anos, o prazo de validade é indeterminado.

A 1ª via da carteira de identidade é expedida no Estado da Bahia pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), unidade do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O documento contém dados biográficos (nome, data de nascimento, data da e...

Indica que um documento está pronto e foi encaminhado ao seu destinatário.

UF é a sigla para Unidade da Federação ou Unidade Federativa. Unidade da Federação refere-se aos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, totalizando 27 Unidades Federativas (UF). Por exemplo, São Paulo é uma Unidade da Federação, e a UF de São Paulo é SP.

Número do documento é o número da nota fiscal ou número da fatura.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o documento conta, ainda, com um dígito verificador após oito dígitos (12.345.678-1).