Como saber se a pessoa tem algum veículo em seu nome?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Com o cadastro pronto, você pode consultar as informações dos veículos que possui em seu nome ou de terceiros, caso deseje comprá-lo. A consulta é muito simples: basta clicar na opção “veículos”, preencher o número de série, o QR code e a placa do automóvel.

Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com o Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA e possuir CNH Digital ativa. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Para pessoa jurídica ou alternativamente para pessoa física: Certificado Digital.

Existem algumas possibilidades para consultar um automóvel pelo CPF ou CNPJ: nos sites do Denatran e do Detran do seu estado, ou diretamente com uma empresa especializada em consultas veiculares, como a AutoList, que oferece resultados mais completos.

Para ter acesso aos débitos e restrições de veículos de terceiros, é preciso entrar no link do Detran de seu estado, disponível abaixo, preencher a placa e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do automóvel.

Sim pode! Uma única pessoa pode financiar mais de um carro. O limite de quantos carros será a própria renda da pessoa, teoricamente.

Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:

  1. Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
  2. Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha. ...
  3. Consulte seu CPF. Pronto!

Acessando o Portal de Serviços do DENATRAN, é possível consultar a situação do veículo com o código Renavam e a placa. Antes disso, no entanto, é necessário fazer um cadastro inserindo o CPF e criando uma senha.

Procurando pessoas usando a internet
Ferramentas de busca como o Google ou o Bing são excelentes opções para pesquisar o que quiser de graça. Faça uma pesquisa simples incluindo o nome da pessoa e a cidade e/ou estado em que ela morava ou onde você a viu pela última vez. Não exagere nos termos de busca.

A primeira providência que o vendedor deve adotar no caso de perceber que não foi realizada a transferência é procurar imediatamente o órgão de trânsito onde ele registrou o veículo quando estava com sua posse e comunicar a venda.

A única forma de descobrir o CPF de outra pessoa a partir de nome e data de nascimento é pelo sistema da Receita Federal, mas isso só pode ser feito por representantes legais ou procuradores. Nesse caso, a recomendação é visitar uma agência da Receita e levar documentos que comprovem a relação com a pessoa.

Por meio das consultas do Detran é possível ter acesso aos dados cadastrais do veículo, às informações de débitos, multas e restrições, IPVA, licenciamento e roubo e furto. Mas, para fazer essas consultas é necessário saber o número do Renavam do veículo ou até mesmo o número do chassi.