Onde fica localizado o código de segurança do CR-V?

Perguntado por: szagalo9 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4 / 5 5 votos

Ele é composto por 5 números e fica localizado na parte inferior direita do documento, abaixo do campo destinado à assinatura do proprietário. Antes de comprar ou fazer a transferência de um veículo verifique se o código de segurança do CRV é válido e corresponde ao número que consta no sistema do DETRAN.

Onde o número do CRLV fica? Muitas pessoas confundem o número do RENAVAM com o do CRLV. Isso é muito compreensível, já que a sequência numérica do documento fica bem pequenininha, logo em cima do QR Code, abaixo do cabeçalho, do lado direito.

Onde fica o CRV no documento
O Certificado de Registro do Veículo, em sua versão física, é emitido junto com o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). A parte que deve ser preenchida ao ocorrer a compra/venda de um automóvel fica no verso do documento.

Portal de Legislação
Altera as especificações do Certificado de Registro de Veículo - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV, passando o número de série dos certificados de 10 (dez) para 12 (doze) dígitos.

O que significa que o CRLV é o documento expedido anualmente para indicar que o carro está apto a circular pelas ruas brasileiras. O CRV, por sua vez, é emitido para garantir que o veículo foi registrado junto aos órgãos de trânsito.

Conheça o Certificado de Registro de Veículo (CRV)
Agora, os dados sobre a propriedade e o licenciamento do veículo ficarão reunidos em um único documento: o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e).

Onde solicitar
Após o pagamento, o documento eletrônico pode ser solicitado diretamente no portal do Detran.SP, no portal de serviços do Senatran ou ainda na Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal, através do aplicativo CDT.

O Certificado de Registro do Veículo (CRV) é o documento do carro que descreve as suas características. Nele, constam informações como o número do chassi e da placa, o tipo de combustível, ano, cor e modelo. Ele deve ser alterado sempre que houver alguma modificação, como a de cor.

Em alguns Estados, como São Paulo, a emissão da ATPV-e já pode ser feita pelo site do Detran. Em outros, porém, é preciso ir pessoalmente ao Departamento Estadual de Trânsito. Após informar os dados do vendedor e do comprador, o documento será impresso para que as assinaturas sejam reconhecidas em cartório.

Posso circular com o veículo com a taxa paga? Não. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é de porte obrigatório.

Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo

O CRV e o CLA agora serão integrados ao Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e) e o DUT se desvincula do CRV e se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e). Segundo o Contran, a medida vale para veículos registrados a partir desta segunda.