Qual é o documento de rodar?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento de porte obrigatório que permite o tráfego livre do veículo, válido em todo o Brasil.

O Certificado de Registro do Veículo (CRV) é o documento do carro que descreve as suas características.

Por meio do site do Detran

  1. Acesse o site do Detran de seu estado;
  2. procure por “documento” nos serviços disponíveis;
  3. informe a placa, o Renavam e o código de segurança do veículo;
  4. baixe o CRLV-e.

Trata-se do CRV, o documento que descreve as características da sua moto, como número do chassi e da placa, modelo, ano, tipo de combustível utilizado, ente outros dados. É sempre bom lembrar que toda alteração que seu veículo tiver, é imprescindível que o DETRAN de sua localidade seja informado.

Com ele, você emite o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), comprovando que tudo está em dia, como o pagamento do IPVA, multas e eventuais débitos. Além disso, também garante que o veículo esteja em condições de rodar pelas estradas.

Só pra rodar
Afinal, veículos “só para rodar” são aqueles com multas atrasadas, tributos ou financiamento não pagos, ou pior, são fruto de roubo ou furto. Se as pendências são “apenas” multas ou impostos, existe possibilidade de regularização, mas a dívida costuma superar o valor do bem.

A diferença de DUT e CRV
O fato é que esse documento de registro do veículo permite que o proprietário faça a transferência do veículo. Quando você compra um veículo, o CRV (ou DUT) vem junto do documento que chega em seu nome (O CRLV). Ele só volta a ser usado quando você decide vender o veículo.

O porte do documento continua sendo obrigatório, o condutor que for pego circulando sem o CRLV ou CRLV-e será autuado. Para ter acesso ao licenciamento digital 2023, é preciso acessar o portal de Serviços do Denatran e seguir o passo a passo: Na tela inicial clique em “Meus veículos”

Como emitir o DUT?

  1. Faça login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou login com CPF e senha;
  2. Clique em “Entrar com gov.br” no canto superior direito da sua tela;
  3. Insira seus dados;
  4. Após o login, você localize no canto esquerdo da página o bloco 'Validação';
  5. Clique em 'CRV';
  6. Pronto!

O que é? Consiste na consulta online a dados do CRV (Certificado do Registro do Veículo), antigamente chamado de DUT. O CRV é o documento utilizado para a transferência do veículo.

Posso rodar só com o DUT? Não! O DUT deve ficar bem guardado. O documento de porte obrigatório é o CRLV.

O DUT é a abreviação para Documento Único de Transferência, uma certidão usada para realizar a transferência de um automóvel para outro proprietário. Esse papel é utilizado apenas em situações que envolvam a venda e compra de um veículo usado ou seminovo.

Como baixar o CRLV Digital no Detran?

  1. Acesse o portal do Detran do seu Estado ou baixe o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”; ...
  2. Faça seu cadastro pessoal; ...
  3. Clique em “Veículos”; ...
  4. Informe o Renavam e o código de segurança do CRV; ...
  5. Faça o download ou imprima o CRLV Digital.

Pagar o IPVA é fundamental para realizar o licenciamento do veículo. O motorista não pode ser multado por estar com o IPVA atrasado , mas fica impossibilitado de licenciar seu carro. Vale ressaltar que cada Estado do Brasil tem autonomia para definir sua alíquota.

Qualquer veículo de leilão, desde que não seja classificado como sucata, pode rodar após a regularização dos documentos. Como já mencionamos, a moto de leilão pode rodar! Mas ela deve estar regularizada e com a documentação em dia.

Se não estiver portando, o condutor receberá multa leve e três pontos na carteira de habilitação. O veículo será retido até a apresentação do documento (art.