Qual é a constelação mais bonita do mundo?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Órion

Devido à inclinação da Terra, nesta época, a mais bonita constelação no céu – Órion – coloca-se exatamente sobre o equador celeste. Isso significa que esse faiscante conjunto de estrelas – entre as quais figuram as populares Três Marias – aparece bem diante da vista, a meio caminho do horizonte e o alto do céu.

constelação da Ursa Maior

As constelações são regiões da abóbada celeste onde as estrelas são ligadas por linhas imaginárias que formam figuras. A constelação da Ursa Maior é uma das mais famosas e distinguíveis constelações.

Constelação Cassiopeia. Imagem: Korrigan/Orthogaffe.

Sirius faz parte da constelação Cão Maior e é oficialmente chamada Alpha Canis Majoris em função de sua posição na constelação. Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol.

As principais constelações astronômicas que existem no universo e vistas do planeta Terra são: Andrômeda. Cruzeiro do Sul. Ursa Maior.

No Brasil, a constelação mais popular é a Constelação de Órion ou parte dela, mais conhecida como Três Marias. As Três Marias representam o centro desta constelação e ao localizá-las pode-se facilmente visualizar toda a constelação.

O Zodíaco é formado pelas constelações de Peixes, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio e Aquário. Essas constelações, assim como as outras, têm sempre alguma história interessante que as envolve.

As constelações nos ajudam a separar o céu em porções menores, mas identificá-las é em geral muito difícil. Uma constelação fácil de enxergar é Órion, mostrada na figura acima como é vista no hemisfério sul. Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas.

Hidra

Hidra (Hya)
Hidra é a maior constelação da esfera celeste.

constelação de Órion

A constelação de Órion é notável pela presença de muitas estrelas brilhantes, que formam figuras de fácil reconhecimento.

VY Canis Majoris

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Vénus

Vénus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela-d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper); também é chamado Estrela do Pastor.

Considerada a menor das constelações hoje existentes, o Cruzeiro do Sul (ou Crux) possui o formato de uma cruz formada por quatro estrelas principais. Ao lado dessa cruz estão uma nebulosa, chamada Saco de Carvão, e um aglomerado estelar, conhecido como Caixinha de Joias.