Qual é a ansiedade mais comum?

Perguntado por: operalta9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Esse é o tipo mais comum e frequente de ansiedade. Se caracteriza exclusivamente pela preocupação excessiva em relação a coisas relacionadas à vida ou rotina da pessoa: relações interpessoais, estudo, trabalho, condições de saúde, entre outros.

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico.

5 tipos de ansiedade

  • Transtorno de Pânico. A sensação de medo e ameaça de morte é uma constante e se manifesta em sinais físicos como taquicardia, respiração ofegante e tontura. ...
  • Transtorno de ansiedade generalizada. ...
  • Fobia Social. ...
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo. ...
  • Transtorno de estresse pós-traumático.

Entre as principais, estão o transtorno da ansiedade generalizada, o transtorno do pânico, de ansiedade social, obsessivo compulsivo, pós-traumático, o de ansiedade de separação e as fobias.

De acordo com Silva (2020), Freud dividiu a ansiedade em três categoria: Realista, Moral e Neurótica. Dessa maneira, a primeira se refere ao medo de algo existente no mundo exterior. Já a segunda, se trata de um medo se ser punido pelo sentimento de culpa.

O teste realiza algumas perguntas e a pessoa que responde precisa se identificar com as questões apontadas para obter um resultado positivo. O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo.

Preste atenção às reações do seu organismo, pois seu nível de ansiedade começa a preocupar. De 26 a 32 – Nível de ansiedade alto. Respire fundo, conte até dez.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

É necessário procurar um médico e relatar o caso, pois só ele poderá analisar adequadamente.

  1. Não conseguir dormir direito. ...
  2. Cansaço constante. ...
  3. Preocupação excessiva. ...
  4. Dificuldade para se concentrar. ...
  5. Irritação frequente. ...
  6. Fique atento e busque tratamento.

Os sintomas da ansiedade leve podem ser tanto físicos, quanto psicológicos. Os físicos seriam respiração ofegante, roer unhas, dor de barriga, tensão muscular e dificuldade para dormir. Já os psicológicos, preocupação e medo constantes, irritabilidade, dificuldade de concentração, nervosismo e agitação.