Qual é a altura do som?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 13 votos

A altura de um som diz respeito à sua frequência, que mede o número de oscilações que a onda sonora produz a cada segundo. A medida de frequência é dada em hertz (Hz).

Altura do som é um termo utilizado para definir se um som é agudo ou grave. Sons altos são agudos e sons baixos são graves. O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som.

Intensidade sonora e amplitude
A intensidade das ondas sonoras é proporcional à amplitude da onda sonora, e não à sua frequência, por isso dizemos que sons de grande intensidade são sons fortes, enquanto sons de baixa intensidade são chamados de sons fracos.

Em música, altura é um aspecto sonoro que refere-se à forma como o ouvido humano percebe a frequência fundamental dos sons (tom), onde as baixas frequências são percebidas como "sons graves" (tom grave ou baixo) e as mais altas como "sons agudos" (tom agudo ou alto).

Ela se refere à velocidade na qual as ondas de som se propagam no ar. Ela ocorre por meio de vibrações, as quais podem ser mais espaçadas ou mais intensas, formando o que conhecemos como ruídos agudos e graves. Ela é medida em hertz (Hz) e muitos fatores exercem influência sobre ela.

DEFINIÇÃO: A altura ou estatura é a medida do indivíduo na posição de pé, encostado numa parede ou antropômetro vertical.

60 dB

Voz humana normal: 60 dB. Escritório: 60 dB. Trânsito: 80 dB. Obras com britadeiras: 120 dB.

A intensidade sonora refere-se à potência da fonte emissora, bem como à quantidade de energia que o som é capaz de transportar; o timbre diz respeito ao formato das oscilações sonoras e a altura, por sua vez, é determinada pela frequência do som.

Um decibel é um décimo de um bel, uma unidade raramente usada​​.

Leandro Vallim

Canta Alto - Leandro Vallim - LETRAS.MUS.BR.

Em termos de notas, o Baixo possui o alcance de graves maior que o da guitarra pois suas cordas são afinadas uma 8ª abaixo. Ou seja, as 4 cordas que o Contrabaixo tem, E A D G (Mi, Lá, Ré e Sol), são as mesmas 4 cordas mais graves (ou grossas) de uma guitarra ou violão, só que afinadas uma 8ª abaixo.

SONS FORTES:
Alguns sons podem ser ouvidos mesmo quando estamos longe de seu emissor. Esses são os sons fortes. Por exemplo, é possível ouvir o rugido de um leão, mesmo quando estamos a uma grande distância dele.

As vibrações de baixa frequência, de 1 a 80 hertz, são as mais prejudiciais para o corpo humano porque causam ressonância – nas frequências acima desse valor as vibrações são absorvidas.

As outras frequências, também, geram impactos sobre nossa consideração consciente. O mesmo efeito se dá com os infrassons e ultrassons, situados entre 20 Hz e 20.000 Hz, que são perceptíveis ao homem. Qualquer ser vivente possui uma frequência única, e um vírus também.