Quais são os sons que o corpo faz?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 9 votos

Com o nariz, expirando, inspirando e fungando. Com a boca, estalando a língua, assobiando, assoprando, jogando beijo, tossindo, enchendo a boca de ar e soltando devagar ou apertando as mãos nas bochechas. Com os dedos, estalando ou batendo os dedos contra a palma da outra mão e batendo em várias partes do corpo.

Quando nascemos, já temos no próprio corpo vários instrumentos musicais, pois ele possui ritmos e sons internos e externos, como os batimentos do coração, o ato de respirar (inspiração e expiração), o choro, o ronco, os movimentos produzidos dentro e fora da boca, na língua, lábios e dentes e os sons da barriga.

O ouvido humano é capaz de perceber sons de frequências entre 20 Hz e 20 000 Hz, embora estes limites não sejam absolutos. Abaixo e acima desta faixa estão infrassom e ultrassom, respectivamente.

Como se sabe, o som é uma onda mecânica produzida pela compressão e descompressão do ar, é captado por nosso ouvido - o qual é formado pelo ouvido externo, ouvido médio e o ouvido interno – decodificado e interpretado por uma região denominada córtex auditivo.

“????? ??????” é uma atividade simples e divertida para animar a criança a encontrar movimentos, gestos e sonoridades, onde o corpo e a voz são o centro da ação.

Onomatopeia de beijo: smack.

A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais. Quando se trata das consoantes, a situação é mais complexa. A correspondência entre som (o fonema) e sua representação (a letra) às vezes é simples, mas também pode dar muita dor de cabeça.

Sons tocados com a mão: Bater as mãos na coxa, bar- riga e peito (na região do osso esterno). Variação dos sons de palmas (grave, estrela, aguda, costas de mão e pingo).

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

Podemos dizer que um som é do tipo agudo, grave ou médio dependendo da sua frequência. A frequência de sons é medida em hertz(Hz), número de vibrações da onda por segundo.

Qualquer corpo elástico capaz de vibrar rapidamente pode produzir som e, nesse caso, recebe o nome de fonte sonora. Em geral percebemos o som através de variações de pressão no ar que atingem nosso ouvido.