Porque Silva é um sobrenome comum?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 6 votos

Há quem acredite, inclusive, que a popularização do Silva no Brasil tem a ver com o fato de que ao chegarem à colônias as pessoas eram distinguidas entre os que eram da “costa” e os que viviam no interior, na selva (os Silva). De todo modo, o Silva tornou-se o sobrenome mais comum no Brasil.

O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.

Wang

O sobrenome mais popular do mundo é o "Wang", com 76,546,675 pessoas usando-o. Existem 74,793,542 "Wangs" na China, 941,3611 em Taiwan e 192,8271 no Japão.

O sobrenome "da Silva" é um dos apelidos mais usados no Brasil e em Portugal. Durante o período colonial este sobrenome foi dado a milhares de escravos que chegaram ao Brasil.

5.073.774 brasileiros(as) têm esse sobrenome
Mas a origem de ambos é a mesma: como um sobrenome toponímico (de origem geográfica), deriva do termo latino silva, que significa “selva” ou “floresta”.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização. Sendo atribuído àqueles que não traziam consigo um nome de família ou aqueles que não se sabia ao certo de que cidade ou região procedia, se espalhou rapidamente pelo território brasileiro.

Os nomes e sobrenomes mais raros do Brasil. Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Mas não, é verdade mesmo. A nadadora azeri Maryam Sheikhalizadehkhanghah, de 17 anos, tem o sobrenome mais logo das Olimpíadas de Tóquio, com 22 letras, em uma confusão de vogais e consoantes que torna difícil até mesmo a pronúncia como palavra.

Segundo os genealogistas, o primeiro a adotar o sobrenome foi o nobre D. Egas Gomes de Sousa, nascido em 1305.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alguns dos sobrenomes portugueses mais comuns no Brasil incluem Silva, Santos, Oliveira, Souza, Rodrigues, Ferreira, Almeida, Pereira, Lima e Gomes. A presença desses sobrenomes, no entanto, não garante direito automático à cidadania portuguesa.

O primeiroSilva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Hoje, é impossível saber quantos “Silvas” existem no Brasil já que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema.

O brasão da Família Silva possui um escudo vermelho com cinco folhas de prata dispostas em cruz, acompanhadas de cinco crescentes de prata em cada extremidade. As folhas representam a origem toponímica do sobrenome, fazendo alusão às florestas.

Esses nomes de família comumente aparecem nos documentos dos brasileiros e dão um quê a mais

  1. 6 sobrenomes raros que muita gente que têm eles no Brasil não sabem do significado:
  2. LeBlanc. ...
  3. Lewis. ...
  4. Antonelli. ...
  5. Bianchi. ...
  6. Beaumont. ...
  7. Santoro.

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]