Qual cor de estrela brilha mais?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

Estrelas apresentam um amplo domínio de cores, que refletem a temperatura em suas atmosferas em concordância com lei de Wien. A cor de uma estrela é determinada pela parte de seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. Estrelas azuis são as mais quentes, as vermelhas as mais frias.

Ela tem brilho azulado, que indica temperatura de superfície de aproximadamente 9.400 ºC. Esta estrela tem apenas 2,5 vezes o diâmetro do Sol e já chegou à metade de sua vida. Assim, Vega deverá levar meio bilhão de anos para esgotar suas reservas de combustíveis.

Essa estrela é o Sol.

Estrelas frias (isto é, espectro tipo K e M) irradiam a maior parte de sua energia na região vermelha e infravermelha do espectro electromagnético e assim parecem vermelhas, enquanto estrelas quentes (isto é, espectro tipo O e B) emitem principalmente em comprimentos de onda azul e ultravioleta, fazendo-as parecerem ...

A variação de cores das estrelas ocorre pela diferença de temperatura entre elas. Estrelas azuis são as mais quentes,depois vem as brancas azuladas, as brancas, as brancas amareladas, as amarelas, as alaranjadas e por fim as vermelhas, que são as mais frias.

Estrelas azuis têm temperaturas de 20000K ou mais. O Sol é uma estrela amarela, de temperatura intermediária, próxima a 6000K. A cor de uma estrela pode ser quantificada pela medida do índice de cor. É importante lembrar que temperatura e luminosidade de uma estrela não estão rigorosamente relacionadas.

O melhor de olhar para Vênus é que você não precisa de nenhum equipamento de obstáculo. Na verdade, em binóculos, parece um pouco mais que uma estrela branca brilhante, e apenas em telescópios você pode ver as mudanças de fase de Vênus.

A estrela mais brilhante do Cão Maior, Sírius (do grego Seirios, ardente), é também a estrela mais brilhante do céu, e é facilmente identificável a sudeste das Três Marias.

Esse brilho mais constante tem a ver com o fato de que eles estão bem mais perto (e parecem maiores) que o segundo tipo, astros que oscilam e piscam o tempo todo. Essas são de fato as estrelas, que estão muito, muito mais distantes.

"Este piscar é a cintilação, flutuação muito rápida da luz de uma estrela em virtude da sua passagem através da atmosfera. "A cintilação provém das deformações da superfície de onda da luz estelar em consequência de efeitos atmosféricos.

Estrelas azuis
Elas são extremamente quentes. A temperatura na sua superfície pode chegar a 30 mil graus Celsius (o Sol, por exemplo, beira os seis mil). Além disso, são “novas”. A maioria surgiu há menos de 40 milhões de anos.

Como o comprimento de onda do azul é menor que o do vermelho, à medida que a temperatura dos corpos aumenta, sua cor tende a mudar na direção do vermelho para o azul. Do que está exposto acima, podemos concluir que as estrelas azuis são mais quentes do que as alaranjadas ou vermelhas.

Quando você vê pontos luminosos no céu parecendo cintilar, é provável que esteja observando estrelas. O brilho delas parece piscar porque, até alcançar nossos olhos, a luz das estrelas precisa atravessar turbulentos "bolsões" de ar na atmosfera da Terra, com diferentes temperaturas e densidades.

As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera, de uma forma simplista a imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu. Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes.