Qual câncer da metástase nos ossos?

Perguntado por: uluz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Os cânceres que começam em outra parte do corpo podem se espalhar (gerar metástases) para os ossos. Em particular, cânceres de mama, pulmão, próstata, rins, tireoide e cólon, podem gerar metástases nos ossos.

A metástase óssea é relativamente comum. Os tumores primários que possuem as maiores chances de formarem metástases ósseas são mama na mulher, próstata no homem, pulmão, rim e tireóide. O trato gastrointestinal, bexiga e outros tipos de tumor podem eventualmente se espalhar para os ossos também.

Quando o câncer se dissemina para os ossos da coluna, pode comprimir a medula espinhal, levando a danos que podem provocar paralisia se a doença não for tratada. Conforme as células cancerígenas danificam os ossos, o cálcio é liberado no sangue podendo provocar problemas como a hipercalcemia.

Muitas vezes, as metástases ósseas têm características líticas e blásticas. O exame de raios X também pode mostrar fraturas nos ossos que foram enfraquecidos por metástases. Outros exames de imagem também podem ser usados para diagnosticar as metástases ósseas ​como: Cintilografia óssea.

Os estudos de autópsia tem demonstrado que as metástases ósseas são particularmente frequentes nos pacientes que evoluem para o óbito devido a neoplasia da mama, brônquios, próstata, rins e tireóide(5,6) e provavelmente os tumores da mama, brônquios e próstata são responsáveis por cerca de 80% das metástases do tecido ...

Sinais e sintomas mais comuns de metástase de alguns tipos de câncer. Câncer ósseo - a dor nos ossos que piora de noite é um dos primeiros sinais da metástase óssea.

Melanoma:tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, o melanoma tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença.

Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura para o câncer ósseo são ainda maiores. No entanto, em casos nos quais a doença já está em estágios avançados e já tenha se espalhado para outros órgãos do corpo, como o pulmão, por exemplo, as chances de cura são menores.

O câncer nos ossos pode ter cura, mas cada caso é único, ou seja, cada paciente possui suas porcentagens de probabilidade de cura de acordo com o tipo do tumor, sua localização, número de lesões, estágio da doença, agressividade local e aspectos da saúde do paciente dentre outros.

De acordo com França, o câncer de pâncreas é um tumor que cresce rapidamente e de forma silenciosa, dificultando sua detecção e as chances de cura. Sem tratamento, ele tende a se espalhar por outras partes do corpo, causando a chamada metástase.

Os ossos que na maioria das vezes vemos metástases são as vértebras, costelas, crânio, fêmur e bacia. Embora às vezes são únicas, o mais comum é que eles aparecem em vários lugares.

  • Dor nas costas, peito, cabeça, ossos ou articulações;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dormência ou fraqueza em qualquer parte corpo;
  • Tosse seca;
  • Falta de ar ou dificuldade em respirar;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas, vômitos ou perda de peso;
  • Convulsões.

No exame de cintilografia óssea as regiões danificadas do osso aparecem como pontos escuros na imagem do esqueleto. Esses pequenos pontos escuros podem indicar a presença de metástases, assim como outras doenças como artrites, infecções e fraturas.

Sim, é possível curar a metástase, dependendo do órgão ou órgãos que ela atingiu. Em geral, usa-se o tratamento à base de remédios, como quimioterapia ou uso de hormônios. A radioterapia pode servir para controlar sintomas como dor nos ossos ou sangramento.